Empresa apresenta solução criativa para a falta de bateria num Tesla

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

O dono de um Tesla Model Y partilhou no Reddit uma foto do seu carro a carregar a bateria de uma forma bastante criativa: através de painéis solares portáteis. A solução, oferecida pela empresa Dart Solar, visa aumentar a autonomia do veículo elétrico (VE).

Estes equipamentos prometem ser um complemento útil ao carregamento convencional de um VE, além de proporcionar uma fonte de energia solar totalmente limpa.

Painel solar proporciona 32km de autonomia após 5 horas de exposição solar

Paineis solares VEs
Imagem: Divulgação / Dart Solar

Chamado de Beta One, o conjunto de painéis solares da Dart Solar é composto por 9 painéis de 175 watts. De acordo com o site oficial da empresa, isso adiciona 6 kWh ao veículo elétrico por dia, proporcionando cerca de 32 km adicionais de autonomia com apenas 5 horas de exposição ao sol.

A empresa garante que o Beta One aguenta exposição à água, neve, buracos na estrada, entre outros desafios. Além disso, ele pesa menos de 75 kg e pode ser facilmente transportado na bagageira do carro ou no teto do veículo, dobrado.

Paineis solares VEs
Imagem: Divulgação / Dart Solar

Para a utilização do equipamento, o condutor deve abrir e posicionar os painéis, que cabem num lugar de estacionamento padrão. Flexíveis e sem caixas de junção, os painéis são de fácil montagem. A empresa ainda destaca a importância da energia limpa gerada.

“Se cada veículo elétrico tivesse um painel solar no teto, poderia contribuir significativamente para as necessidades energéticas da maioria dos países”, afirma a empresa na sua página.

Qual é o preço do Beta One?

De acordo com a Dart Solar, o Beta One tem um preço inicial de US$ 4 mil (3 688 €). Segundo a empresa, o período de retorno desse investimento, com a energia gratuita gerada pelos painéis, é bastante curto.

A tecnologia pode ser uma boa opção para quem deseja percorrer trajetos mais longos com seus VEs e não quer correr o risco de não encontrar estações de carregamento.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.