Elon Musk apresenta Tesla sem volante, previsto para 2021

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O CEO da Tesla afirmou que a fabricante irá lançar um carro sem volante nos próximos 2 anos. Este será um passo importante na estratégia da empresa nos veículos autónomos.

O evento 'Autonomy Day' da Tesla decorreu no dia de ontem para investidores e potenciais interessados.Lá foram apresentadas várias novidades nas tecnologias de carros autónomos.

A Tesla está a tomar uma abordagem diferente de outras empresas que também se aventuram em carros autónomos. Nomes como Uber estão a trabalhar em veículos autónomos mas apenas com o propósito de continuarem o serviço de transportes.

Elon Musk e a Tesla pretendem produzir carros que o utilizador possa conduzir de forma normal mas com o hardware necessário para ser autonómo. Isto será concretizado através de atualizações de software.

Veículos autónomos sem volante. Uma utopia?

Elon Musk pretende que a sua frota de robotáxis inicie nos Estados Unidos em 2020. Este será um serviço de transporte privado igual aos táxis tradicionais mas o carro é completamente autónomo.

Musk afirma que para já, os volantes estarão incluídos nesses táxis por uma questão de transição. Contudo, assim que as empresas reguladoras e responsáveis permitirem, irão remover o volante por completo.

O CEO chegou mesmo a dizer que os consumidores irão exigir a remoção do volante eventualmente. Como o carro é completamente autónomo, não há necessidade de intervenção do passageiro.

Como sempre a Tesla é uma empresa que adora apostar no futuro e já tem um caminho bastante definido em relação aos seus automóveis. Contudo, imaginemos uma cidade caótica como Nova Iorque, nos Estados Unidos. Quão viável será ter um táxi autónomo com a responsabilidade de levar um passageiro de A a B?

Eu adoro tecnologia e estas ideias são super interessantes mas muitas vezes soam-me demasiado utópicas. Prescindir de um condutor num veículo é uma tarefa hercúlea e embora acredite que se há quem o possa fazer é a Tesla, tenho as minhas dúvidas.

As mudanças tem que ser implementadas com o tempo e ao que me parece Elon Musk quer apressar tudo e testemunhar o máximo de avanço possível. Como se costuma dizer, há que dar tempo ao tempo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta Inteligência Artificial vai analisar-te em entrevistas de emprego
  • Google Maps vai mostrar se há lugares vagos para carregares carros elétricos
  • WhatsApp vai receber atualização que bloqueia as capturas de ecrã
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.