Como eliminar a conta do Instagram ou fazer uma pausa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Já pensaste em eliminar a conta do Instagram? Por vezes sentimos que estamos algo dependentes do Insta e das outras redes sociais, e que poderíamos estar a investir esse tempo em atividades mais produtivas.

No caso do Instagram, o ritmo algo frenético a que surge conteúdo, e a consequente dificuldade em acompanhar todas as publicações do nosso interesse, pode ser um dos motivos que nos leva a equacionar o abandono. Mas há outras razões mais pertinentes.

Vamos verificar quais as opções, cuidados a ter e formas de proceder, no caso de querermos parar de utilizar essa rede.

Como eliminar a conta do Instagram

Antes de iniciar o procedimento é importante lembrar que apenas é possível fazê-lo via browser. A app Instagram não permite estas alterações.

O processo em si não é complexo, mas como é habitual, não goza propriamente de um percurso muito direto. Assim, para encontrarmos as opções para eliminação da conta - ou desativação temporária - há que recorrer ao Centro de Ajuda (em https://help.instagram.com/) e pesquisar por “eliminar conta”, por exemplo:

Insta
Acede a Centro de Ajuda - Eliminar conta

A partir de agora torna-se tudo mais simples:

  1. Inicia a sessão e prossegue, como indicado, para a página “Eliminar a tua conta”.
  2. Seleciona uma das respostas disponíveis à pergunta: “Por que estás a desativar a tua conta?”.
  3. Clica em “Eliminar Permanentemente a minha conta”.
Insta
Escolher a opção "Eliminar permanentemente a minha conta".

Notas importantes

Depois de eliminada a conta, não é possível efetuar novo registo com o mesmo nome de utilizador, nem o adicionar a uma conta diferente. Qualquer conteúdo publicado ficará perdido para sempre.

É por isso um passo a ponderar com seriedade, para não haver lugar a arrependimentos. Especialmente se estivermos a falar de uma conta profissional, em que podemos querer retomar a atividade mais tarde.

Em alternativa, podemos fazer uma pausa

Tal como noutras plataformas sociais, em alternativa podemos desativar a conta temporariamente. Esta é, aliás, a solução ideal para quem pretende fazer uma pausa, sem eliminar informações.

A sequência é:

  1. Editar Perfil (opção presente no canto superior direito).
  2. Escolher “Desativar Temporariamente a Minha Conta”.
  3. Finalmente, e selecionando igualmente uma das respostas dadas, escolher “Desativar Conta Temporariamente”.
Insta
Alternativamente podes desativar temporariamente a conta

Todas as interações, fotos e perfil de utilizador ficarão ocultos, até à próxima vez em que faças login.

Motivos para eliminar a conta do Instagram

As redes sociais vieram transformar a forma como interagimos com as pessoas que nos rodeiam. Sejam amigos próximos ou simplesmente nossos conhecidos, o surgimento destas plataformas veio permitir uma maior facilidade no acompanhamento da vida de pessoas que nos rodeiam, sejam elas mais ou menos próximas de nós.

Existem, no entanto, diversas questões com as quais nem sempre nos preocupamos, quando começamos a utilizar este tipo de serviços.

A mais evidente é a da privacidade. Ao querermos partilhar certos momentos, insuspeitamente, acabamos por divulgar informações detalhadas sobre o nosso dia a dia.

Se temos o hábito de publicar com frequência, torna-se muito fácil definir um padrão relativamente às nossas rotinas, locais que visitamos, pessoas com quem nos relacionamos, até assuntos e gostos pessoais, que com alguma Engenharia Social podem ser usados contra nós.

Viver numa rede que depende de aprovação não é muito saudável. Há quem possua uma conta apenas para seguir determinados utilizadores ou tópicos, mas quem coloca conteúdo online numa rede social fica sempre um pouco preso ao feedback que recebe.

Se há poucos likes e partilhas, somos levados submeter mais e com mais “qualidade”. Isso implica mais tempo online. O Instagram vai assim apertando o controlo e a dependência.

Guardar momentos únicos e outro conteúdo de interesse

À semelhança de outras redes sociais, podes solicitar uma cópia dos teus dados, antes de dar o passo final. Esse backup incluirá fotos, comentários, detalhes do perfil.

Basicamente tudo o que já fizeste no Instagram ser-te-á enviado via email, e pode levar até 48h a compilar toda essa informação.

Assim, é possível recolher e arquivar fotos que podemos já não ter connosco e que possam ter algum valor para nós, sem que se percam para sempre apesar de termos abandonado o Instagram.

Se continuas preocupado com a tua privacidade nas redes sociais, vê o nosso guia sobre como eliminar a conta do Facebook.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.