"Earphones como os Apple AirPods causam cancro" - Afirmam 250 cientistas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

São poucas as vezes que vemos 250 cientistas concordar com algo, porém, um novo estudo com a votação unânime de 250 cientistas afirma que earphones como os Apple AirPods são um sério risco de cancro.

Ademais, os cientistas estão tão certos sobre a sua hipótese que assinaram uma petição com às Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde a apontar os seus estudos sobre os gadgets.

Os cientistas referem que nem todos os auscultadores sem fios são um enorme risco. Em vez disso, o que lhes preocupa mais são os earphones como o Apple AirPods ou Samsung EarBuds que vão para dentro do ouvido.

Será que earphones como os Apple AirPods são risco de cancro?

Jerry Phillips, professor de bioquímica na Universidade do Colorado aponta "A minha preocupação com os AirPods é que a sua colocação no canal auditivo expõe os tecidos da cabeça a níveis relativamente altos de radiação de radiofrequência". Jerry é um dos cientistas que também assinou a petição referida anteriormente.

Refere ainda: "Com base em pesquisas publicadas e revisadas, temos sérias preocupações com relação à presença e exposição a campos eletromagnéticos gerados por dispositivos elétricos sem fios".

Ainda que sem certezas absolutas, foi referido na petição que as emissões eletromagnéticas (EMF) (que podem vir também de smartphones) são uma possível razão de cancro.

Mas nem todos os cientistas concordam

Contudo, nem todos os cientistas concordam com esta hipótese. Kenneth Foster, professor de bioengenharia na Universidade da Pensilvânia, indica que não há nada que prove que utilizar dispositivos com EMF causam cancro. "Há milhares de artigos de qualidade e relevância variada para a saúde que apontam para todos os tipos de direções." Ou seja, que nada garante que estes gadgets podem ser problemáticos para a saúde.

Infelizmente só saberemos se este tipo de gadget é ou não prejudicial daqui a uns anos. A tecnologia tem evoluído de uma forma rápida e fantástica mas ainda é cedo para perceber qual o impacto desta nova tecnologia no Ser Humano. Até lá... Toma os cuidados necessários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Drones utilizados para meter telemóveis dentro das prisões portuguesas
  • ALERTA: Se tens 1 destas 200 aplicações Android elimina-a agora!
  • Google Chrome adiciona DuckDuckGo na pré-definição de pesquisa

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.