Dual Messenger: como ter duas contas de WhatsApp ou Facebook em smartphones Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones Samsung utilizam a interface One UI na sua terceira iteração, sendo esta a skin que reveste o sistema operativo Android da Google. No seu interior encontramos inúmeras configurações de utilidade e extensão variável.

Entre as mais úteis, para quem usa bastante as redes sociais como o Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, Signal e outras plataformas similares, nas funções avançadas a opção Dual Messenger é da mais extrema utilidade. Eis como a ativar e usar.

Ativa e tira proveito da Dual Messenger nos smartphones Samsung

Smartphones Samsung
O menu Dual Messenger presente na interface dos smartphones Samsung.

Para usar duas contas de WhatsApp no smartphone, ou duas contas de Facebook, Facebook Messenger, Instagram e outras redes sociais podemos tirar partido desta opção. Está presente nas definições dos smartphones Samsung e é fácil de configurar.

  • Acede às Definições no teu smartphone Samsung
  • Desliza (scroll down) até encontrares o menu Funções Avançadas
Smartphones Samsung
Figura 1: localização do menu Funções Avançadas na One UI.

Imediatamente abaixo de "Contas e cópia de segurança", e acima de "Bem-estar Digital e controlos parentais" encontramos o menu em questão que reúne vários controlos, com opções de personalização e produtividade.

  • Deslizar até encontrar a opção Dual Messenger - tocar nessa opção
Dual Messenger
Figura 2: localização da função Dual Messenger nas Funções Avançadas.

Aqui podemos configurar perfis duplos para diversas aplicações de redes sociais e plataformas de comunicação, tal como ilustra a figura 2 com base na versão One UI 3.1.

Note-se que o smartphone apresentará automaticamente a lista das apps instaladas onde é possível criar este segundo perfil.

Smartphones Samsung
Figura 3: controlos disponíveis para o utilizador no menu Dual Messenger.

A lista de aplicações apresentadas variará de utilizador para utilizador, refletindo as apps que este tenha instaladas no smartphone Samsung. Na figura acima, temos apenas o Facebook uma vez que essa era a única app social instalada naquele momento.

Cria um perfil pessoal e profissional no WhatsApp, Facebook, Messenger, etc

O utilizador pode ainda separar completamente a lista de contactos, caso queira manter um perfil pessoal e um perfil empresarial nas aplicações de redes sociais e de comunicação através da Internet.

Sobretudo para empreendedores, ou para quem queira separar o ambiente de trabalho do familiar, esta opção é realmente útil. Está presente em todos os smartphones Samsung com a One UI 3.1, sendo um bom reforço de produtividade.

Por fim, basta tocar no ícone da aplicação onde queremos criar um perfil duplo para lançar a mesma e dar início ao registo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.