Drones da DJI ajudaram a combater o fogo que devastou a Catedral de Notre Dame

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Durante os últimos dias a Catedral de Notre Dame foi o centro das atenções pelas piores razões possíveis. A mítica catedral francesa foi devastada por um incêndio que rapidamente se alastrou depois de ter início no seu sótão. Devido às dificuldades de acesso e visualização da área a ser afetada, os bombeiros acabaram por recorrer a tecnologias pouco habituais para combater o incêndio.

Os bombeiros franceses acabaram por recorrer a drones DJI Mavic Pro e Matrice M210, para conseguir monitorizar o estado do incêndio e planear as melhores posições para atacar as chamas. Esta foi a única forma de conseguir obter informações cruciais que permitiram um combate eficaz a este terrível incêndio.

De acordo com a polícia francesa, tudo indica que este incêndio foi puramente acidental, não havendo nenhum indício de mão criminosa. Na altura do incidente estavam a decorrer obras de renovação naquela área da catedral e muito provavelmente essa acabou por ser uma das causas que resultaram no início do fogo.

Autoridades retiraram restrições aos drones

Num qualquer outro dia normal, drones não estão autorizados a voar na capital francesa, estando mesmo bloqueados por métodos de segurança geofencing. No entanto, a DJI removeu todas as restrições dos seus drones para que as autoridades pudessem operar os mesmos.

A fabricante de drones realçou ainda que este tipo de autorização pode ser requisitada por qualquer piloto de drones autorizados. No entanto, para que a autorização seja obtida em zonas de alto risco, são necessárias credênciais de alto nível.

De acordo com as declarações da DJI, não foram responsáveis pelo treino ou equipamento utilizado nesta operação. No entanto, reconhecem que os vários departamentos de segurança pública (bombeiros e polícia), estão cada vez mais familiarizados com este tipo de tecnologia. A utilização de drones tem sido cada vez mais crucial neste tipo de missões.

Com as constantes provas de que estas novas tecnologias podem realmente ser fulcrais para uma mais eficaz solução de missões delicadas. O mais natural é que, os governos comecem cada vez mais a apostar no treino dos seus bombeiros e polícias. Certamente que neste caso, o resultado final deste desastre seria ainda mais grave, caso não tivessem sido utilizados drones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2019
  • Sony é a nova concorrência ao Uber com mais de 10 mil carros!
  • Samsung Galaxy A fazem história com mais de 2 milhões de unidades

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.