De todos os Launchers Android, este é aquele que sempre escolho! E não é o Nova Launcher!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Agora que já vivo com Android há algumas semanas, está na hora de falar de launchers. O Nova Launcher sempre foi o meu launcher preferido, contudo, nos últimos tempos tenho mudado um pouco a minha opinião face este tipo de App de personalização.

Assim sendo, face todos os launchers na Google Play Store tenho-me ficado sempre pelo "Rootless Launcher". Este foi dos primeiros launchers a implementar o Google Discovery (feed) na lateral do smartphone e desde então que não tenho mudado.

Rootless Launcher não quer inventar como o Nova Launcher

Por muito que goste das personalizações do Nova Launcher, às vezes perdia-me nas possibilidades. Quem quer dar tudo, acaba por não dar nada. Os smartphones de gama média que instalava o Nova Launcher tinham problemas de fluidez. O mesmo não acontece com o Rootless Launcher. A simplicidade do launcher Android é tremenda.

Precisas de instalar a bridge para teres o Google Discovery

Rootless Launcher melhor do que o Nova Launcher para Android

O único aspeto que mudaria (culpa das políticas da Google) é a implementação do Discovery. Depois de instalares o launcher precisas de instalar uma APK do Google Feed. Podes encontrar esta bridge no APK Mirror sem grandes problemas e instalar via APK.

Depois só precisas de ativar a funcionalidade nas definições do launcher que podes aceder ao pressionar (e aguentar) num espaço vazio do ecrã.

Dark Mode sem problemas

Rootless Launcher melhor do que o Nova Launcher para Android

Visto que tenho usado o Dark Mode no smartphone, a implementação do Dark Mode também no Google Discovery é uma vantagem. Um dos outros problemas que tinha no Nova Launcher. Sempre que queria passar para o Discovery tinha um pequeno crash seja o telemóvel que fosse. Tal como o Rootless era necessário instalar uma APK para que a funcionalidade trabalhasse.

Os pormenores do Rootless Launcher

Rootless Launcher melhor do que o Nova Launcher para Android

O launcher é simples mas também nos oferece pequenos pormenores interessantes. Temos os "pontos" nas notificações. Ao pressionares (e aguentares) na aplicação tens acesso imediato à notificação que não foi lida.

Tal como o Nova Launcher, esta aplicação também consegue ter ícones escolhidos por ti. Assim sendo, só precisas de baixar o pack de ícones que mais gostas.

Rootless Launcher melhor do que o Nova Launcher para Android

Por fim, tal como o Pixel, a pesquisa Google está situada abaixo dos ícones. Perfeito para rapidamente pesquisar algo na web ou então procurar por uma aplicação que tenha no smartphone.

Em suma, a minha opinião pode mudar com o aparecimento de outras Apps ou melhorias do Nova Launcher. Porém, neste momento, o Rootless Launcher é o meu preferido e tem razões para também ser o teu. Podes instalar o Rootless Launcher grátis na Google Play Store aqui.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.