Cybertruck da Tesla pode chegar em digressão à Europa na primavera

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada, a Tesla deu início à sua digressão do Cybertruck pela China. E agora uma nova informação indica que o icónico veículo elétrico (VE) da marca de Elon Musk pode chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, na Alemanha, já na primavera.

É importante destacar, entretanto, que a chegada do Cybertruck tem caráter de exibição, por enquanto. Isso porque as dimensões do carro não estão de acordo com as regulamentações de segurança da China e da Europa.

A digressão na China já começou e a Europa pode ser a próxima

Tesla China
Digressão da Tesla nas cidades de Xi'An e Shenzhen (Imagem: Tesla Asia/X)

Conforme é possível ver nas imagens acima, divulgadas pela Tesla na sua conta na rede social X, a digressão do Cybertruck está a decorrer em diferentes cidades da China. Segundo a marca, o VE deve ficar em exposição em Shanghai, Beijing, Shenzhen, Chengdu, Nanjing, Hangzhou, Xi’an e Chongqing.

De acordo com informações do utilizador do X Andre Fink, o próximo destino da digressão deve ser a Alemanha. Segundo Fink, a pickup elétrica está programada para chegar ao centro de entrega de Stuttgart Holzgerlingen, o maior da Tesla na Europa, a algum momento depois do dia 31 de março.

News:The Tesla Cybertruck will come to Germany.As a community and friends, we in Stuttgart are excited about the news that the Tesla Cybertruck will be presented as a showroom car in Holzgerlingen this spring. The largest Tesla Delivery Center in Europe, Holzgerlingen, is… pic.twitter.com/Blm4CU643F

— Andre Fink (@andre4fink) 4 de fevereiro de 2024

A data marca o final da digressão do VE na China e o início da primavera. A informação indica que o Cybertruck será exibido nas instalações de Holzgerlingen, mas não especifica outras cidades na possível turné europeia.

Por que o Cybertruck não pode ser vendido na Europa (ainda)?

Tesla China
Digressão da Tesla nas cidades de Shanghai e Chongqing (Imagem: Tesla Asia/X)

Embora originalmente a Tesla tenha aberto pedidos do seu Cybertruck para a Europa e para a China, as encomendas foram suspensas a partir de maio de 2022. A razão é que as dimensões gerais e o volume do Cybertruck violam os padrões de segurança para peões nessas regiões.

Segundo Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, a proeminência do aço inoxidável do camião representa um obstáculo à venda do veículo na Europa, uma vez que não permite a produção do Cybertruck em conformidade com os regulamentos estabelecidos pela União Europeia (UE).

"Em primeiro lugar, o mercado de camiões nos Estados Unidos é vasto. Em segundo lugar, as regulamentações europeias requerem um raio exterior de 3,2 mm nas projeções externas. Infelizmente, é impossível criar um raio de 3,2 mm numa chapa de aço inoxidável de 1,4 mm", explicou Moravy ao Top Gear há alguns meses.

Mesmo sem a capacidade de comercializar o veículo elétrico para uso nessas regiões, a Tesla investe em digressões de exposição para destacar as características de alta tecnologia não presentes em outros veículos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.