Cuidado! A burla que está acontecer com o 'Airbnb' e alugar uma casa

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 7 min.

Cuidado! A burla que está acontecer com o Airbnb e alugar uma casa"O mundo está para os ratos". O AirBnb é um local perfeito para alugar uma casa de férias ou um quarto. Mas a burla com que me deparei neste momento é simplesmente enorme.

Visto que tenho a possibilidade de expôr a minha situação para milhões de pessoas é isso que vou fazer neste momento. De forma a ser mais claro, deixa-me deixar claro desde agora que não é o Airbnb que está a fazer a burla mas um website falso que finge ser o Airbnb. Impossível explicar melhor no título. Vais perceber ao longo do artigo!

Não deixes este assunto passar em branco e partilha

Não deixes que este artigo passe por ti sem o partilhares com amigos e família. Esta é uma burla bem pensada que quase me enganou. Tenho de admitir que, por momentos, acreditei que estava tudo certo. Na internet temos de olhar para tudo com um cuidado especial. Tudo aqui deve ser suspeito. Assim sendo, vais perceber o quão estes "craques" enganam as pessoas. Para isso tenho de te dar um background.

Alugar uma casa já não é tão seguro quanto antes!

Estou finalmente a pensar voltar para Guimarães. Depois de 7 anos a viver no Reino Unido está na hora de regressar à minha terra Natal. Dessa forma, está também na hora de encontrar uma casa para alugar. Por isso, lá ando eu em dezenas de websites de imobiliária à procura da melhor solução.

Cuidado! A burla que está acontecer com o Airbnb e alugar uma casa

Há uns dias deparei-me com um negócio muito bom. Uma casa que estava a alugar no centro de Guimarães por um preço fantástico. Por 560€ com tudo incluído e um T2 pareceu-me uma oferta boa demais para ser verdade. As fotografias da casa eram impecáveis e realmente tentador. Lá mandei uma mensagem nesse website para o senhorio da casa. A resposta chegou um dia depois e foi a seguinte:

Email do 'senhorio' que me queria alugar o apartamento

"Ola,

Lamento a minha resposta tardia, mas agora estou em Espanha, em Madrid, e estava muito ocupado no trabalho.

De qualquer forma, obrigado pelo seu interesse em alugar meu apartamento. O preço da renda mensal é de 560 euros (o preço inclui todos os custos de uso) e o depósito é de 560 euros (1 mes).

Eu sou o dono do apartamento e saí com o meu trabalho para um contrato de 5 anos em Espanha, em Madrid, então decidi alugá-lo. O apartamento está em perfeitas condições, sem necessidade de reparos adicionais.O apartamento tem mobília, mas posso removê-lo se quiser.

A conexão de TV e internet está incluída no preço do aluguel. Interior: máquina de lavar roupa, microondas, aspirador, frigorífico, fogão. O apartamento tem um espaço de garagem.

Em princípio, tenho algumas perguntas: Quantas pessoas ficam no apartamento? - Quanto tempo queres ficar? - Você tem um emprego ou é estudante? - Como você paga o aluguel?

Portanto, se você estiver interessado em alugar meu apartamento, envie-me um e-mail para obter mais detalhes."

Escusado será dizer que o português é tipicamente do Google tradutor. Temos "você" e "tu" no mesmo texto. E temos uma construção pouco portuguesa. Ainda assim, respondi com cautela.

Disse-lhe a verdade. Tencionava ir para Guimarães e tal porque é jovem...Tenho emprego e não sei o quê... As tretas do costume.

Logo depois tive a resposta às minhas questões.

"Ola de novo,

Você pode alugar o apartamento pelo tempo que quiser, porque não tenho planos de voltar para a Portugal. Meu filho está aqui na escola e nós vamos ficar em Espanha (Madrid).

Eu moro em Espanha (Madrid) e as chaves do apartamento estão aqui comigo, desde que eu não tenho nenhum amigo ou outras pessoas na Portugal que irão levá-lo ao redor do apartamento. Eu gostaria de usar o Airbnb para fechar o acordo, porque no mês passado eu tirei 2 dias do meu trabalho e vim mostrar o apartamento de uma pessoa que está interessada em alugá-los e quando cheguei lá, ele me ligou e me disse que não estava Interessado no meu apartamento.

Eu perdi tempo e dinheiro. Então, se você quiser reservar o apartamento, vou enviar lhe o link do Airbnb e, em seguida, você fará a reserva e o pagamento também, depois de fazer a transferência, vou comprar uma passagem de avião e irei para a Portugal. Quando eu chegar, vamos vê-lo no apartamento e eu vou te mostrar, se você gosta do apartamento, vamos fazer o contrato de aluguel e se você não gosta do apartamento você receberá o dinheiro de volta em 24 horas.

Como eu disse, o aluguel por 1 mês é: 560 euros (incluindo todos os custos) e o depósito é 560 euros (1 meses). Deixe-me saber quando você está pronto para começar a transação. O apartamento está disponível a partir de 7º de dezembro."

"Algo de errado não está certo!"

Foi aqui que pensei "que algo de errado não estava certo". Usar o Airbnb para alugar uma casa? Era uma boa jogada mas por este preço como é que ainda não estava alugado? Eu sabia que isto era uma burla! Aliás, eu estou a escrever este artigo e eles ainda a pensar que eu vou para a casa. Mal sabem que acabam de ser expostos e denunciados a tudo quanto é sitio.

Mas continuei e fui para as mensagens de texto. Assim sendo, o número que me mandou mensagem é +34 634 22 27 25.

A conversa que foi via mensagem é a seguinte que podem ver nas imagens abaixo. Clica na imagem se precisares de ampliar.

As conversas do WhatsApp com o link do suposto Airbnb

Quando me mandaram o link, (que podes passar aqui enquanto está no ar para ver) foi aí que sabia que tudo era uma burla! Porém, nem toda a gente consegue identificar. Repara que o link do website é "www.aribnb.pt-anuncio.com". Isto não é o Aibnb. Aliás, numa rápida pesquisa vemos que o domínio está registado no Panamá a uma POBox. Impossível de detectar! Só para clarificar, o verdadeiro website do Airbnb é "www.Airbnb.pt".

Contudo, quando abres o site, tudo parece igual. Ainda que tenha a versão do site antigo, a página é basicamente a mesma. Porém, não há forma de clicares em links nem pesquisa. Clicas no link e nada. Nada faz. Foi aí que fiquei todo contente. "Anda que já te Fººº". Pensei alto. Vê as imagens do website em seguida.

Imagens do website em concreto

Scam-2-1.jpgScam-4.1-1.jpgScam-3.1-1.jpgAirbnb-scam-1-1.jpgscam-7.1-1.jpg

Criei um email novo de forma a não dar os meus dados verdadeiros no registo no website. Ou seja, a esta hora eles tem o meu email e password de um email "virgem".

Aquando o registo no website não podes fazer nada a não ser registar com email. Em contrapartida, o verdadeiro Airbnb deixa-te registar com conta Google e conta do Facebook.

Mas lá me registei e fui até à zona de pagamento. O Airbnb faz o pagamento pelo site diretamente. Ou seja, não precisas de transferências bancárias. Aceita Paypal ou cartão de crédito. Já este falso Airbnb só aceita transferência bancária. Assim sendo, ficam aqui todos os detalhes do senhor que me tentou roubar. Porém, esta pode também ser uma identidade roubada. Assim sendo, cabe à polícia descobrir.

Os detalhes do pagamento

"Send the payment using the following broker details:

IBERCAJA IBAN: ES59 2085 7615 6703 3060 4759 BIC/SWIFT: CAZRES2ZXXX Name: Sergio Serrano Martinez Country: SPAIN"

Em conclusão, vou-te deixar algumas dicas para que não caias em nenhuma burla se estiveres a pensar em alugar uma casa.

  • Desconfia de negócios bons demais
  • Confirma sempre se o "Link" é verdadeiro
  • Nunca metas os teus dados verdadeiros em locais que não conheces
  • Desconfia de um mau português (tradutor)
  • Nunca faças uma transferência sem veres a casa primeiro
  • Nunca faças uma transferência bancária se tens a possibilidade de PayPal
  • Pergunta a pessoas com mais conhecimento se tiveres duvidas

Em suma, espero sinceramente que estes marotos sejam apanhados. Só há uma forma de o fazer. Levar este artigo e situação a mais pessoas possível. Assim sendo, partilha por todas as pessoas que usam o Airbnb e por todas as pessoas que possam estar a pensar em alugar uma casa.

Editores 4gnews recomendam:

CUIDADO: Elimina estas 22 aplicações retiradas da Google Play Store

OnePlus 6T McLaren pode ser o Formula1 dos carregamentos

Samsung Galaxy S10 Plus mostra o seu poder com o Snapdragon 855

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.