És contra o artigo 13? Eis o que tens de fazer... Agora!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Artigo 13 está prestes a ser implementado na Europa. Contudo, ainda existe uma pequena esperança que este artigo 13 não vá para a frente.

Falta pouco tempo para as eleições europeias e quem manda nas pessoas que vão representar Portugal és TU. A democracia é algo fantástico, por isso é que não deves deixar a tua possibilidade de votar e dar a tua opinião. Não imaginas a sorte que tens em viver num país em que tudo se decide com votos. Assim sendo, não deixes passar de lado.

Dessa forma, qual é a única forma que as pessoas tem para travar o Artigo 13? Simples, votar em políticos que se oponham seriamente contra esta nova política.

O que podes fazer para mudar?

Este website automaticamente te mostra quem é que se está a candidatar para as eleições europeias e podes ligar com o seu gabinete de forma grátis. Perceber qual a sua posição no Artigo 13 e indicar que o teu voto só vai dependendo dessa decisão. O website também te diz qual é a posição de cada um deles neste assunto.

Passa aqui neste website para fazer a diferença

Muda o rumo da história europeia. Levanta-te e faz-te ouvir. Não te deixes ficar de braços cruzados! Faz a diferença.

Lembra-te de ser respeitador. Os políticos estão a fazer um trabalho de serviço ao público. Explora a situação e indica que queres saber se estão a favor ou contra o Artigo 13.

Não tentes dar a volta porque não há volta a dar. Simplesmente indica que o teu voto vai para outra pessoa. Uma coisa te garanto... não há político algum que queira perder as eleições.

O que é o Artigo 13?

Em síntese, o artigo 13 - também conhecido como dos direitos de autor - é tudo menos isso. Plataformas como o Youtube, Pesquisa Google, Facebook, Instagram e por aí fora serão responsáveis pelo conteúdo que os utilizadores publicam online. Ou seja, se algum utilizador publicar uma música ou vídeo que tenha direitos de autor, é o Youtube, Facebook ou outra que tem de arcar com o pagamento.

Até ao momento até que funciona bem no Youtube. A ideia é basicamente a mesma, porém, se for detectado que está a ser utilizado algo com direitos de autor o dinheiro do vídeo que tem a cópia é passado para quem tem os direitos do trecho.

Pondo isto de outra forma. Por exemplo, é o mesmo que pegares no teu telefone e ligares para alguém com ameaças físicas. O que o artigo 13 está a dizer é que a companhia telefónica é que é a responsável pela tua ameaça. Estúpido certo?

Por isso é que está na hora de votar em alguém que queira uma internet livre. Justa mas livre. Não sou contra regulações com os direitos de autor, sou contra a forma como o Artigo 13 está a ser apresentado.

Editores 4gnews recomendam:

Artigo 13: O que é e como poderá afetar o YouTube?

YouTube pode asfixiar pequenos youtubers na Europa devido ao Artigo 13

Nova Launcher 6.1 Beta: Mais novidades chegaram ao launcher! (APK)

Fonte | (Obrigado pela dica Eduardo Santos)

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.