Conhece a alternativa descartada da Samsung ao Apple Vision Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi em fevereiro deste ano que a Samsung anunciou estar prestes a apresentar um dispositivo independente de Realidade Virtual. Este produto seria uma alternativa ao Apple Vision Pro - que viria a ser apresentado meses depois - com o apoio da Google e Qualcomm.

Após a apresentação do produto da Apple, a Samsung terá cancelado o desenvolvimento desse protótipo. Agora, temos imagens e alguns detalhes técnicos para partilhar com os nossos leitores acerca desse produto da sul-coreana.

Samsung também quer entrar no mundo da Realidade Virtual

As imagens que podes ver foram publicadas originalmente na plataforma chinesa Vrtuoluo. Estas retratam um dos primeiros protótipos da Samsung para um dispositivo independente de Realidade Virtual, ou seja, um rival direto ao Apple Vision Pro.

Samsung headset

Esse produto conta com uma filosofia similar ao utilizado pela empresa no Galaxy VR. O novo modelo contaria com quatro câmaras em cada extremidade, duas câmaras RGB e sensores de profundidade para análise ambiental e de movimentos.

No interior, a Samsung optou por ecrãs OLED com uma tecnologia que os meios apelidam "lentes panqueca". O objetivo destas é reduzir a espessura do ecrã ao mínimo possível sem sacrificar a sua operacionalidade.

Samsung headset

Semelhante ao observado no Apple Vision Pro, o produto da Samsung teria uma panóplia de sensores para monitorizar as mãos e olhos do utilizador. Estes seria o método de navegação pelos menus do produto, dispensando a utilização de qualquer tipo de controlador físico.

A comandar toda a sua tecnologia estaria um Exynos 2200, o mesmo processador utilizado nos Galaxy S22, por exemplo. Alegadamente, a Samsung optaria por uma solução própria ao invés de recorrer à solução da Qualcomm, aquela que todos esperariam.

Apesar das semelhanças com o Apple Vision Pro, o rival da Samsung deveria ser mais acessível. De acordo com os rumores, o produto da coreana poderia chegar às lojas entre os 1000 e os 2000 dólares.

O facto de a Samsung ter desistido deste protótipo, não significa que a empresa tenha desistido deste mercado. Alegadamente, a empresa tem outro produto similar em desenvolvimento e há até quem alimente a hipótese de esse ser desvendado em 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.