Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Como podes libertar espaço no armazenamento do teu smartphone Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Espaço em armazenamento interno é um dos requisitos dos utilizadores na compra de um novo smartphone. Mas aqui aplica-se a regra de quanto maior é o espaço, mais elevado é o preço.

As boas notícias é que podes recorrer a algumas formas para recuperar espaço valioso no armazenamento do teu smartphone Android e, neste artigo dizemos-te como o podes fazer.

Reduzir tamanho das fotos e vídeos

armazenamento interno de um smartphone
Pequenos truques podem libertar espaço no armazenamento interno do teu smartphone e melhorar o desempenho do terminal Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Dois dos principais responsáveis pela falta de armazenamento interno são as fotos e vídeos captados. Podes fazer alguns ajustes na aplicação câmara sem fazer sofrer a qualidade dos ficheiros.

Em alguns dos smartphones Android – na linha Google Pixel, por exemplo – existe a função Storage Saver. Este recurso ajusta algumas configurações da câmara para que os ficheiros não ocupem tanto espaço no armazenamento.

Estes ajustes passam por armazenar fotos no formato JPEG e não em RAW. O primeiro fornece qualidade, mas requer menos espaços em memória. A mesma lógica no vídeo que guarda as gravações em H.265/HEVC que tem um tamanho mais pequeno.

Por outro lado, reduz também a resolução da foto, mas tendo como premissa o equilíbrio entre tamanho e qualidade. Outro truque do Storage Saver é que, nas capturas de imagem, salva estas como imagens estáticas, desativando recursos de profundidade, o que reduzo o tamanho.

Já para compactar fotos e vídeos já existentes no smartphone e sem ação direta do Storage Saver, pode recorrer à aplicação Photo Compressor and Resizer, disponível gratuitamente na Play Store.

Faz limpezas com frequências

Existem outras estratégias que vão implicar algum esforço e tempo da tua parte, mas que vão ser eficientes na obtenção de mais espaço em armazenamento. Olha para todas as apps instaladas no teu smartphone e desinstala as que já não usas.

Faz este exercício com a maior frequência possível. Da mesma forma, limpa arquivos em cache, deixados pelas apps utilizadas, sempre que possas. Com estas duas estratégias, recuperas espaço no armazenamento, talvez mais do que esperavas. Mas atenção algumas apps podem solicitar novo login após limpares a cache.

Guarda os ficheiros em nuvem e cartões de memória

Outro truque que podes utilizar para não ocupar espaço no armazenamento interno, é guardar os ficheiros em cartões de memória. No caso de o teu smartphone estar equipado com uma slot para este tipo de cartões, podes guardar aí fotos, vídeos e música, por exemplo.

Outra opção disponível são os serviços de armazenamento em nuvem. Google Drive e Dropbox são dois dos mais conhecidos e fornecem alguns gigas de espaço gratuito. Claro que com uma assinatura de um serviço em nuvem, terás muito mais espaço disponível.

Estas são algumas das estratégias que podes usar para libertar espaço no armazenamento interno do teu smartphone Android. Uma gestão mais cuidada deste espaço, pode melhorar o desempenho do teu terminal.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt