Como fazer o download das WhatsApp Stories com o Google Files Go

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

À semelhança como aconteceu com o Facebook e Instagram, também o WhatsApp acabou por implementar a sua própria versão das populares Stories. Na aplicação de mensagens, estas publicações foram implementadas como 'estados', que podem conter vídeos, fotos ou GIFs e desaparecem passadas 24 horas.

Ainda que não seja tão popular como nas restantes redes sociais, esta funcionalidade esta cada vez mais a ser utilizada por milhões de utilizadores. No entanto, o WhatsApp não oferece nenhum tipo de opção para fazer o download das Stories, na esperança de que se apresentem realmente efémeras.

No entanto, uma das maravilhas do mundo dos smartphones Android, é que normalmente há sempre uma forma de conseguir contornar este tipo de 'problemas'. Esta situação não é excepção e há uma forma muitos simples de conseguir fazer o download de qualquer Storie que tenhas presente no teu WhatsApp.

Fazer o download das Stories do WhatsApp é muito mais simples do que pensavas!

Para fazeres donwload das Stories, vais precisar apenas de recorrer à fantástica aplicação Files Go da Google. É claro que podes usar outros gestores de ficheiros, mas esta é uma aplicação essencial para qualquer smartphone Android. O único pré-requisito é que o gestor de ficheiros que escolhes, te dê a possibilidade de apresentar 'ficheiros escondidos'.

Se não tens ainda a Google Files Go no teu smartphone, podes instalar de forma gratuita através da Google Play Store aqui. Vais ver que essa aplicação vai-te ser útil em muito mais situações.

Depois de teres a aplicação, todo o processo é muito simples. Em primeiro lugar vais precisar de aceder às definições, através dos três traços horizontais no topo esquerdo da App. Depois, apenas precisas de ativar a opção "Mostrar ficheiros ocultos", e estás pronto para fazer download das Stories do WhatsApp.

Para acederes às fotos, vídeos ou GIFs nas Stories, vais apenas de precisar 4 simples cliques.

  1. Acede à Memória de armazenamento interno/Internal Storage
  2. Abre a pasta WhatsApp (deve estar quase no final da lista!)
  3. Segue para a pasta Media
  4. Por fim, vais poder encontrar uma pasta 'escondida' chamada .Statuses

É dentro desta pasta que vais poder encontrar todas as Stories presentes no teu WhatsApp. Mas, lembra-te que todos os conteúdos desta pasta são eliminados passadas 24 horas. Por isso, se quiseres fazer download de alguma Storie em particular, não percas tempo.

Para guardares os ficheiros, basta selecionares os que desejas guardar e fazer "copiar/colar" para uma outra pasta à tua escolha. Desde que sejam removidos da pasta .Statuses, os ficheiros não serão apagados passadas 24 horas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Finalmente vais poder dizer não aos grupos indesejados no WhatsApp
  • WhatsApp vai deixar-te ouvir áudios consecutivamente!
  • WhatsApp: Desbloqueio com sensor biométrico está a chegar ao Android
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.