Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Como escolher um Power Bank: 5 dicas para uma boa compra

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Ao escolher o melhor power bank para comprar levantam-se algumas dúvidas que aqui vamos aclarar. Para tal, segue as dicas e vê como escolher o melhor modelo para as tuas necessidades entre os vários powerbanks no mercado

Em primeiro lugar, entre as melhores marcas de powerbanks no mercado, destacamos a Xiaomi, Anker, Mophie, Aukey e Rav Power, tanto para carregar o telemóvel, como o tablet e até alguns computadores portáteis.

1. Atenção à capacidade do Power Bank

REdmi
O Power Bank Redmi com 10 000 mAh é um dos melhores com esta capacidade.

A capacidade de um power bank é avaliada em miliamperes por hora (mAh), sendo este o fator principal na escolha do melhor powerbank para cada tipo de utilizador. A métrica (mAh) refere-se à quantidade de energia disponível para carregamento.

Importa ter em atenção que existe perda de energia no processo de carregamento. A quebra de tensão (voltagem) pode ser causada por cabos de fraca qualidade que oferecem maior resistência à passagem da corrente, entre outros fatores.

Isto significa, por exemplo, que um powerbank de 6000 mAh não garantirá necessariamente três cargas completas para uma bateria de 2000 mAh. Existem sempre perdas, mas quanto maior for a eficiência de um powerbank, melhor será a sua prestação.

As configurações mais comuns no mercado são de 2000 mAh, 5000 mAh, 10 000 mAh e 20 000 mAh, mas existem outras.

2. Pensa no que queres carregar

Xiaomi
O powerbank Xiaomi com lanterna é uma boa opção compacta com 3250 mAh.

A maioria dos telemóveis atuais utilizam baterias de 2000 a 4000 mAh, ao passo que os tablets oscilam entre os 5000 a 7000 mAh. A partir daqui tens um bom indicador para escolher um powerbank tendo em conta o dispositivo que queiras carregar.

Por exemplo, se queres duas, ou três, cargas para o telemóvel, opta por um power bank com 10 000 mAh. Se, por outro lado, quiseres apenas uma carga extra, tens powerbanks mais compactos com 3000 ou 4000 mAh para o efeito.

Em síntese, identifica a capacidade de bateria do dispositivo principal que precises de carregar. Em seguida, pensa no número de vezes que o precisarás de carregar e, por fim, usa esse valor para escolher o melhor powerbank para ti.

3. Não descures a taxa e tipo de carregamento

Xiaomi
O Power Bank Mi 3 Pro da Xiaomi tem alta potência de carregamento a 45 W.

Nem todos os powerbanks vão carregar o teu telemóvel, ou tablet, com a mesma rapidez. Por isso, tem atenção à rapidez de carregamento do powerbank, com a maior parte a ter um output de 2,4 A e 5 V, a velocidade de carga padrão.

Para carregamento rápido procura um powerbank que entregue em saída / output os seguintes valores: 9 V/ 2.1A, 12 V/ 1,5 A e uma potência de 18 W, ou 45 W, por exemplo. Ao usar duas, ou mais, portas em simultâneo, esta potência será dividida.

Em síntese, presta atenção à voltagem (V), amperagem (A) e à potência de carregamento (W). Quanto mais altos forem estes valores, maior será a velocidade de transferência de energia.

4. A qualidade de construção e segurança são importantes

Xiaomi
O Mi Fast Charge 3 da Xiaomi é construído em alumínio.

O número e tipo de portas, sobretudo se quiseres carregar vários dispositivos em simultâneo, é algo a ter em conta. Sejam portas de entrada (para carga do powerbank) e de saída (para carregar outros terminais), opta pelas USB-C e USB-A.

O tipo de célula utilizada, tanto por segurança como por durabilidade e vida útil do produto. As melhores marcas de powerbanks revelam a origem das baterias, além dos chips e circuitos de segurança e prevenção de curto-circuito, ou sobrecarga.

Por fim, também a qualidade de construção - materiais usados no corpo dos powerbanks - são algo a ter em conta. Seja por razões estéticas, ou como garante de longevidade do produto, ao passo que o design também pode ter importância.

5. Há extras a considerar nos powerbanks

Xiaomi
O Power Bank Mi Wireless Essential da Xiaomi tem carregamento sem-fios.

O carregamento sem-fios é uma das comodidades que já encontras nos melhores powerbanks. Aqui basta pousar o telemóvel, ou dispositivo a carregar, na superfície de carga, para dar início ao processo de transferência de energia.

É sempre bom ter um indicador do nível de carga, simples e intuitivo, é um ótimo extra a ter num powerbank. Os melhores dizem-te o nível de carga que ainda tens, ou até mesmo a velocidade de carregamento, entre outros indicadores.

Ao mesmo tempo, podes precisar de um powerbank robusto, para levar aos festivais de verão, ou aventuras ao ar-livre, campismo e outros cenários exteriores. Aí será útil ter um produto robusto, à prova de água e/ou quedas e até com lanterna.

Alternativamente, podes optar por um power bank com carregamento solar. Apesar de ser um processo lento, é extremamente útil se vais passar longos períodos afastado de casa, ou de uma tomada e, felizmente, existem varias opções.

3 conselhos extra ao escolher um Power Bank

1. O melhor powerbank é aquele que dá resposta às tuas necessidades sem comprometer a portabilidade. Portanto, maior não é necessariamente melhor, com os powerbanks de alta capacidade são bastante volumosos e, por norma, pesados.

2. Opta pelas melhores marcas de powerbanks. Fabricantes que indicam os mecanismos de segurança implementados, que usam baterias (pilhas) fidedignas e cujos produtos são bem construídos, garantindo assim uma maior durabilidade.

3. Os power banks estão sujeitos a descarregamento espontâneo se estiverem várias semanas, ou meses, sem utilização. O mesmo cenário pode ocorrer quando expostos a temperaturas inferiores a 5 °C, ou superiores a 35 °C.

Também te pode interessar:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.