Como é que seria a primeira consola? Conhece a inovadora "Odyssey"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje em dia, os videojogos já fazem parte da cultura de vários países. Dos mais pequenos aos mais crescidos, há milhões de jogadores por todo o mundo. No entanto, deixamos-te uma questão: como achas que era a primeiro consola da história?

Para te respondermos, temos de recuar um pouco no tempo. Há cerca de 50 anos, o engenheiro alemão Ralph Baer foi o primeiro a dar o mote a esta indústria que tão bem conhecemos, hoje. Após anos de estudo com a sua equipa, conseguiu criar o primeiro protótipo de consola: o Magnavox Odyssey.

A Odyssey ganhou protagonismo num programa televisivo da BBC

Foram cerca de 10 anos de estudos e testes, mas em 1972, Baer acabou por chegar a uma primeira versão de consola. Assim, passado pouco tempo, num episódio do BBC Tomorrow’s World, Raymond Baxter, apresentador de televisão americano, mostrou ao mundo o Odyssey, que se popularizou.

Na altura, o conceito era inovador. Confrontado com algo nunca antes visto, o público viu, pela primeira vez, que era possível ligar uma espécie de “caixa alongada” a um aparelho de TV (via BBC). Como se isso não fosse suficiente, ainda existiam dois controladores com botões, manuseados pelos jogadores.


Para o que conhecemos hoje, o Odyssey era muito elementar. Não tinha som, funcionava a pilhas e nem sequer registava o score dos jogos. Desta forma, para manter a competitividade, os próprios jogadores tinham de memorizar quem ganhava e quem perdia.

Desenvolveram-se telas de plástico para os jogos serem mais coloridos

Como refere a BBC, também os gráficos eram primitivos, tanto que só produziam linhas e quadrados brancos sobre um fundo preto. No entanto, atenção! Para tornar a consola mais interessante, os criadores tiveram uma ideia: desenvolver telas de plástico, com o intuito de as fixar em frente da TV, através de eletricidade estática. Qual era o objetivo disso? Ter jogos mais coloridos.

Esta primeira versão de consola, na altura, foi muito bem recebida. Tal aconteceu, porque, sendo uma tecnologia rudimentar, também a forma de se jogar era simples. Assim, todos conseguiam utilizar a Odyssey.

Magnavox Odyssey
Magnavox Odyssey (via Youtube)

Terão sido os jogos do Odyssey a criar os joysticks

Recorde-se que, na altura, o conceito popularizou-se com Raymond Baxter a apresentar a Odyssey na BBC. Há mais de 50 anos, o apresentador demonstrava um jogo de ténis, que veio a dar origem ao icónico jogo “Pong”, da Atari.

De acordo com a BBC, a influência do Odyssey ainda hoje se sente, na medida em que terão sido os jogos do Odyssey a criar o conceito de joystick. Até o conceito de jogos de tiros pode remontar à época do Shooting Gallery, como refere a mesma fonte de informação.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.