Como ativar o Modo Escuro no Google Maps em Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Modo Escuro ou Dark Mode permite-nos aplicar um tema que usa maioritariamente os tons de cinza, do mais claro ao preto profundo, para poupar bateria em smartphones com ecrã AMOLED. De igual modo, também reduz a fadiga ocular do utilizador.

A pensar nisso compilamos agora esta sucinta dica para que possam tirar mais proveito da aplicação Google Maps, uma das melhores para navegação que podemos usar. O procedimento foi feito num smartphone Android, mas também é válido para iOS.

O Dark Mode está disponível para a app Google Maps

A opção permite aos utilizadores optar pelo tema escuro e já está disponível para dispositivos móveis Android, mudando radicalmente o aspeto da aplicação. Esta mesma função chegará aos utilizadores iOS (iPhone) durante a primavera de 2021.

Para tirar proveito do novo esquema de cor o primeiro passo é garantir que a aplicação está atualizada, com o dark mode disponível a partir da versão 10.61.2 para Android.

Google Maps Dark Mode 4gnews Modo escuro
Figura 1: cartão apresentado após abrir a aplicação Google Maps

Após a instalação, ao abrir a app Google Maps será apresentado este cartão que dá conta das novidades disponíveis para qualquer utilizador interessado. Caso, por ventura o fechem ou ignorem, a opção para mudar o esquema de cor continua presente.

O utilizador tem três modos à sua disposição:

  • Sempre no tema claro
  • Sempre no tema escuro
  • O mesmo tema do dispositivo
Google Maps Dark Mode 4gnews Modo escuro
Figura 2: implementação do modo escuro na aplicação para Android

Importa frisar que o modo escuro aplica tons de cinza relativamente claros para as cores de destaque, com o azul-claro a ser usado como cor de acentuação. Já o pano de fundo é o negro, com diferentes densidades e negro completo nos pontos de água.

Caso o utilizador ignore o cartão que dá conta da introdução do dark mode, poderá a qualquer momento tirar proveito da função. Para tal terá que aceder às definições da app.

  • Tocar na imagem de perfil da conta (na barra de pesquisa Google)
  • Tocar em Definições
  • Tocar em Tema
  • Selecionar o esquema de cores pretendido

O modo escuro está disponível nas Definições do Google Maps

Google Maps Dark Mode 4gnews Modo escuro
Figura 3: acesso às configurações de cor a partir das Definições do Google Maps.

A partir das definições temos acesso às configurações disponíveis para o serviço, entre as quais está o menu Tema. Estes passos poderão ser replicados na aplicação para iOS do mesmo modo que se aplicam à app para Android.

A partir do menu "Tema" encontramos as opções de personalização do esquema de cor. Pode ser dito que o tema escuro permite uma mais confortável utilização à noite, pelo que a opção pela configuração automática "O mesmo tema do dispositivo" é boa escolha.

Em vários dispositivos móveis o tema escuro é ativado assim que o sol se põe.

Google Maps Dark Mode 4gnews Modo escuro
Figura 4: opção de personalização do tema para a aplicação Google Maps.

A qualquer momento o utilizador pode reverter esta escolha e voltar ao tema branco, por exemplo.

Sublinhamos que o esquema claro facilita a visibilidade ao ar livre, sobretudo quando o sol incide no ecrã e pode ser a melhor escolha para percursos pedestres, por exemplo. Por outro lado, tem tendência para consumir mais energia.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.