Carros elétricos no inverno: 7 dicas para otimizar a carga e poupar energia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O inverno chegou e, com ele, temperaturas mais baixas que podem afetar o desempenho da bateria do teu carro elétrico. Em comunicado, a Juice Technology partilhou dicas valiosas para otimizar o processo de carregamento da bateria do teu veículo durante os meses frios e poupar energia.

  1. Carrega a bateria ainda quente: uma bateria quente absorve a eletricidade mais rapidamente. Portanto, carrega o teu veículo assim que chegares a casa, antes que a bateria arrefeça.
  2. Carregamento noturno: carregar durante a noite pode ser benéfico, especialmente se tiveres uma estação de carga em casa ou na garagem. Isto manterá a bateria a uma boa temperatura, reduzindo a perda de autonomia.
  3. Pré-aquece o veículo na estação de carga: antes de partir, pré-aquece o carro enquanto está ligado à estação de carga. Assim, a energia será retirada diretamente da rede e não da bateria.
  4. Planeia a hora de partida e carregamento: certifica-te de que o carro está totalmente carregado no momento em que começas a conduzir para evitar que a bateria arrefeça e necessite de energia adicional.
  5. Planeia a tua rota e paragens para recarregar: especialmente em viagens longas, é importante planear a rota, incluindo possíveis paragens para recarregar o carro.
  6. Utiliza aquecimento dos bancos em vez do sistema central: se estiveres a viajar sozinho, usa o aquecimento dos bancos, que consome menos energia do que o sistema de aquecimento central.
  7. Pré-condiciona a bateria antes de carregar: se o teu veículo permitir, pré-aquece a bateria antes do carregamento DC, como fazem a Tesla, Porsche com o Taycan e a Daimler com a série EQ.

carro elétrico

As baterias dos carros elétricos são sensíveis às temperaturas baixas. O frio aumenta a resistência interna das células da bateria, abranda o processo eletroquímico durante o carregamento. O que aumenta o desgaste celular.

Para proteger a bateria, os fabricantes reduzem a taxa de carga a temperaturas abaixo de zero e utilizam um sistema de gestão de bateria. Este mantém a bateria numa gama de temperaturas ideal. Contudo, o frio também aumenta o consumo de energia devido ao aquecimento, o que diminui a autonomia do veículo.

Os benefícios da otimização do carregamento

Ao seguir estas dicas, otimizas o carregamento da bateria do teu carro elétrico, e prolongas a sua vida útil e eficiência. Isso traduz-se numa experiência de condução mais agradável e numa poupança significativa de energia durante os meses mais frios do ano.

Com a chegada do inverno, deves adaptar os hábitos de carregamento do teu carro elétrico para garantir a máxima eficiência e longevidade da bateria. Se seguires estas dicas vais estar preparado para enfrentar o frio sem comprometer o desempenho do teu veículo.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.