Carro da Xiaomi é o centro das atenções no MWC 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi não resistiu a trazer o SU7 para o MWC e este é já o centro das atenções no evento, como o 4gnews no local, comprovou. Na realidade, o elétrico SU7 é parte essencial do novo ecossistema Human x Car x da marca chinesa que representa a visão da empresa para um futuro inteligente.

Xiaomi quer interconectividade global

imagem de perfil do Xiaomi SU7
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

O novo ecossistema Human x Car x da Xiaomi tem como objetivo “integrar pessoas, carros e casas, para criar uma interconectividade global de ponta a ponta”. E o primeiro veículo da marca SU7 e o HyperOS são dois dos principais protagonistas desta história.

O sistema operativo de código aberto foi especialmente desenvolvido para promover a colaboração entre dispositivos e garantir “operações consistentes em todas as áreas da plataforma de vida inteligente integrada da Xiaomi”, explica a marca.

imagem da traseiro do Xiaomi SU7
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

Para conseguir alcançar a tão desejada interconectividade global, a base do ecossistema Human x Car x abrange mais de 200 categorias de produtos, 600 milhões de dispositivos globais e abrange ainda mais de 95% dos cenários de utilização, esclarece a Xiaomi.

imagem do volante e ecrã do Xiaomi SU7
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

O EV Xiaomi SU7 chega como produto estrela do novo Human x Car x, prometendo uma integração total do ecossistema e do espaço móvel inteligente.

Recorde-se que o elétrico está equipado com HyperOS, processador Snapdragon 8295, um ecrã central de 16,1 polegadas e resolução 3K. Também tem capacidade para projetar o ecrã dos smartphones da marca e exibir de até três janelas para multitarefa.

imagem das jantes do Xiaomi SU7
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

Como não podia deixar de ser, o primeiro elétrico da marca chinesa inclui condução autónoma, através da plataforma Xiaomi Pilot que está equipada com dois processador NVIDIA Drive Orin e sensores avançados.

Melhor: o sistema inteligente integrado neste elétrico é aberto a suporte a terceiros, o que significa que pode trazer consigo novidades muito boas de outras marcas e parcerias criadas com a Xiaomi.

imagem dos faróis do Xiaomi SU7
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

Recorde-se ainda que o elétrico está disponível em duas versões SU7 e SU7 Max, sendo que esta última tem uma autonomia para de até 800 quilómetros e uma aceleração dos 0 a 100 km de apenas 2,78 segundos.

E agora algo mais na forma de um robô

imagem do Cyberdog da Xiaomi
Crédito@4gnews/BrunoCoelho

A Xiaomi aproveitou também o Mobile World Congress para apresentar o CyberDog 2. Um robô concebido para reproduzir os movimentos, a aparência e as interações de um cão real.

Este Bobby robótico está equipado com 19 sensores de visão, tato e audição para se comportar tal qual um animal de estimação.

Conta também com um sistema de código aberto que vai permitir que seja personalizado e programado, abrindo um mundo de possibilidades a todos os programadores. Para já não existem informações disponíveis sobre a sua disponibilidade ou preço.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt