Nova burla está a destruir os dados e bateria do teu Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Foi descoberto recentemente um novo esquema fraudulento que burlou empresas em muitos milhões de euros todos os meses, enquanto causavam danos a milhões de utilizadores de smartphones Android. Esta burla faz com que em diversas Apps, sejam reproduzidos automaticamente anúncios em vídeo, escondidos atrás de banners publicitários.

Desta forma, os utilizadores são diretamente afetados. Vendo aplicações destruir por completo a bateria dos seus smartphones e consumindo quantidades ridículas de dados móveis. Por outro lado, as empresas que pagam por estes anúncios em vídeo são burladas, pagando por publicidade que nunca é visualizada.

A investigação feita pelo site BuzzFeed e a Protected Media revelou dados assustadores. Indicando que todos os meses, as receitas deste esquema chegam às dezenas de milhões de euros. Além disso, com as reclamações por parte dos utilizadores a serem direcionadas aos developers das Apps, a reputação das mesmas acaba por ficar também destruída.

Novo esquema fraudulento rouba milhões de euros por mês e ataca o teu smartphone!

O esquema tem tanto de simples, como de genial. Os burlões compram banners publicitários ao 'desbarato' em aplicações que têm milhões de utilizadores. Depois de colocarem uma imagem publicitária neste bloco, escondem um vídeo de reprodução automática que lhes vai render 10x por cada visualização.

O problema é que os utilizadores nunca vão conseguir descobrir que estes vídeos existem, e que estão a ser reproduzidos de forma automática. Ao mesmo tempo, as empresas que pagaram para ter esse vídeo reproduzido, recebem a informação de que o seu vídeo foi realmente reproduzido para um utilizador.

Este é um esquema brutalmente agressivo para utilizadores e empresas. Enquanto se revela genial para quem o está a aplicar. De acordo com a investigação realizada, a empresa Aniview e uma das suas subsidiárias estão diretamente relacionadas com esta burla. Mas, como seria de esperar, negaram qualquer ligação direta ao esquema e afirmam estar a tentar travar estas ações ilegais.

Embora não tenha sido revelada nenhuma informação sobre esta situação. Seria interessante saber se a utilização de browsers que bloqueiem a reprodução de vídeos, seria o suficiente para travar esta burla.

O pior para os utilizadores, é que é impossível saber exatamente quando estão a ser vítimas deste esquema. Enquanto este poderá estar a 'comer' todo o teu plafond de dados móveis e destruir a bateria do teu smartphone. O único conselho que te posso dar é, mantém os olhos abertos para aplicações que poderão estar a consumir demasiada bateria e dados móveis. Se descobrires algum, não arrisques e desinstala-a de imediato!

Editores 4gnews recomendam:

  • Governo Português "desaconselha" o uso de telemóveis da Huawei
  • 600 Milhões de Passwords do Facebook estão comprometidas! Muda a tua!
  • Xiaomi trará sensor biométrico para o ecrã dos próximos Android One

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.