Bumble, Badoo e outras apps de encontros passam a alertar fotos inapropriadas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

As aplicações de dating Bumble, Badoo, Chappy e Lumen vão lançar uma ferramenta de inteligência artificial que irá avisar utilizadores quando receberem fotos menos apropriadas. A app irá capturar e identificar as imagens em tempo real.

O fundador das apps, Andrey Andreev, chama-lhe 'Detector de Privacidade'. Este filtro irá automaticamente desfocar imagens obscenas que são partilhadas nas mensagens. Adicionalmente o utilizador irá receber um aviso de imagem explícita.

A partir desse momento, o utilizador poderá decidir se pretende abrir a imagem ou bloqueá-la por completo. Existirá também a opção de enviar a imagem para os moderadores do Bumble.

O Bumble parece ser a aplicação com mais destaque nesta nova função. A app de dating coloca uma reviravolta diferente das outras onde caso haja mútuo interesse, tem que ser a mulher a iniciar a conversa.

A partilha de fotos de nudez indesejadas é um problema comum nestas apps

Já se tornou piada e lugar-comum na internet o envio de fotos de pénis não-solicitados a mulheres em aplicações de encontros. Esta nova função vem combater diretamente esse problema.

Andreev afirmou que a segurança dos seus utilizadores é a prioridade número e que o Detector de Privacidade é só mais um passo nessa garantia. Todas as apps sobre o seu grupo irão ter esta função de uma forma ou de outra.

A famosa plataforma OkCupid também anunciou o ano passado que iria pedir aos utilizadores para aceitar um acordo digital. Esse acordo envolve o compromisso de não enviar fotos de nudez sem consentimento a outros utilizadores.

O CEO do Bumble acrescentou ainda que está a trabalhar com as leis no Texas para combater este problema. O CEO pretende que o envio não solicitado de fotos inapropriadas seja um crime punível.

A verdade é que a internet é um mundo inseguro cheio de comportamentos inapropriados. Principalmente num ambiente de encontros onde a maioria dos utilizadores são homens, qualquer mulher corre o risco de receber fotografias inapropriadas.

Esta função irá começar a ser implementada em junho deste ano para todos os utilizadores do Bumble, Badoo, Chappy e Lumen. Talvez isto melhore o funcionamento e popularidade das apps.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 3a: novo leak revela o seu design (e é uma desilusão)
  • Google Fit acabou de chegar para utilizadores de iPhone
  • Fifa 19 Ultimate Team: Equipa da Semana 32 com recordista
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.