Autocaravana na Lua: a próxima grande aposta da NASA

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Pelos vistos, a NASA pode ter no seu radar uma futura autocaravana espacial. Esta terá sido pensada pela Toyota e pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

A caravana ainda não existe, mas já se conhece o seu nome: Lunar Cruiser. Tal como refere o The Express, trata-se de uma casa móvel que é também um laboratório. Aqui, os astronautas poderão viver durante bastante tempo, durante a sua estadia na Lua.

Quanto ao veículo em si, já se tem uma ideia acerca das suas dimensões. Ao que tudo indica, este deverá ter aproximadamente 5,7 metros de comprimento, 5,19 metros de largura e 3,6 metros de altura.

Ainda sobre o Lunar Cruiser, o The Times dá uma informação complementar sobre a caravana. A fonte de informação refere que esta teria uma cabine pressurizada. Isso significa que pelo menos dois pilotos podiam viver dentro dela um mês, sem precisar de vestimentas espaciais.

A autocaravana espacial terá cerca de 10.000 kms de alcance

NASA Autocaravana
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Por enquanto, ainda se trata de um projeto. Contudo, também há informações em relação à mobilidade do Lunar Cruiser. De acordo com o The Express, este circularia através de células movidas a hidrogénio e teria um alcance de 6.200 milhas (cerca de 9978 quilómetros).

Nesta altura, ainda é um projeto a médio prazo. Espera-se que a autocaravana espacial apenas vá ficar concluída no ano de 2031, ou seja, daqui a 7 anos. Quanto ao veículo, a Toyota acredita que este poderá funcionar sem necessidade de condutor.

A esperança da NASA é que este veículo vá fazer parte da programa Artemis durante uma década. A agência espacial acredita que o Lunar Cruiser possa estar pronto para a missão Artemis VII.

O administrador da NASA considera que o Lunar Cruiser pode levar os astronautas a sítios nunca antes vistos

Quem vê essa possibilidade com bons olhos é Bill Nelson. Nas palavras do administrador da NASA, o novo recurso da agência espacial permite chegar a áreas que a agência especial nunca tinha chegado antes.

“É um habitat móvel, é um laboratório lunar, uma casa lunar e um explorador lunar. É um lugar onde os astronautas podem viver, trabalhar e navegar na superfície lunar, levando a descobertas magníficas para todos nós” - descreve o próprio (via The Express).

Acerca da autocaravana espacial, há quem pense que esta terá sido pensada para compreender o pólo sul da Lua.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.