Atendimento de saúde do futuro? Conhece as enfermeiras de IA da Nvidia

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a GizModo, esta segunda-feira, dia 18 de março, ficou marcada pelo anúncio da parceria entre a Nvidia e a Hippocratic AI, uma empresa que fornece enfermeiras de Inteligência Artificial (IA) por apenas 9 dólares por hora, ou seja, cerca de 8,30€.

Com base na mesma fonte de informação, a Nvidia está a potencializar a capacidade das enfermeiras de IA darem conselhos aos pacientes, através de videochamadas em tempo real.

Recentemente, a Nvidia deu um exemplo demonstrativo do potencial das enfermeiras de IA. Na demonstração, é possível ver “Rachel” a informar um paciente acerca da forma certa de tomar penicilina. De seguida, a própria refere que vai dar todas as indicações necessárias ao médico real desse mesmo paciente.

Analisando os produtos da Hippocratic, é possível ver que as enfermeiras de IA são especializadas em diferentes áreas. Estas tanto atuam na área de rastreamento de colonoscopia, como em problemas relacionados com o cancro da mama. Tudo isso por valores mais baixos do que um salário real.

A Hippocratic AI refere que as enfermeiras de AI superam as enfermeiras reais em algumas dimensões

Enfermeira AI Nvidia
Diane: Enfermeira de IA (via Nvidia)

Ainda que o assunto possa gerar alguma apreensão na classe enfermeira, assim como nos pacientes, a Hippocratic sugere que esta tecnologia é bastante benéfica. De acordo com a GizModo, a empresa refere que as enfermeiras de IA superam os trabalhadores reais da área em várias dimensões.

A parceria entre as duas empresas surge num momento particularmente delicado, dentro do setor. Nos Estados Unidos, país onde é sediada a Hippocratic AI, o ano de 2023 contou com mais de 32.000 greves de enfermeiras, o que, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, “representa um quarto de todas as grandes greves” no país (via GizModo).

De qualquer forma, a Hippocratic AI refere que as enfermeiras criadas a partir de Inteligência Artificial não têm as devidas capacidades para fazer diagnósticos.

Recorde-se que este não foi o único anúncio feito pela Nvidia, na segunda-feira, 18 de março. Desde o lançamento de novos chips de IA, ao estabelecimento de parcerias com a Google, por exemplo, a Nvidia pretende cada vez mais ser uma referência no mundo da Inteligência Artificial.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.