Atenção: Não te deixes enganar pelo novo scam do WhatsApp

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Está a tornar-se viral mais um scam no WhatsApp, por isso não deixes que te apanhe distraído! Se queres manter as tuas informações seguras e longe de olhares curiosos, não respondas a qualquer mensagem para alegadamente concluir o processo de verificação. Esta é a forma a ser utilizada atualmente por hackers para aceder às contas de milhares de utilizadores.

Este alerta foi dado pela autoridade de telecomunicações dos EAU (Emirados Árabes Unidos), através da sua conta no Twitter. Ainda que o médio oriente seja o principal palco de ação deste novo esquema, milhares de utilizadores em todo o mundo já foram afetados.

Um simples clique e ficas sem WhatsApp!

O scam é muito simples. Basicamente enviam uma mensagem de texto semelhante à enviada pela aplicação quando o utilizador está a tentar verificar o seu smartphone. Mas, tem uma grande diferença, a presença de um link que vai fazer com que percas o acesso à tua conta do WhatsApp.

Ao clicar no link enviado na mensagem, o utilizador está a confirmar a sua identidade no lugar o hacker, concedendo-lhe acesso à tua conta. Uma vez garantido este acesso, o hacker tem a capacidade para basicamente 'expulsar' o utilizador da sua própria conta. O scammer fica assim com acesso a todos os teus contactos, mensagens e conteúdo multimédia.

Este é um esquema que apenas irá afetar os utilizadores mais ingénuos ou menos atentos, visto que no processo oficial da aplicação, a verificação é realmente feita através de uma mensagem. No entanto, é apenas enviado um código que deverá ser introduzido dentre da aplicação. Neste caso, todo o processo é feito de forma automática pelo WhatsApp, desde que o utilizador dê o respetivo acesso à aplicação.

Considerando que o WhatsApp é a plataforma de mensagens mais popular do mundo, sendo utilizada por muitos milhões de utilizadores todos os dias, é natural que comecem a surgir cada vez mais esquemas deste tipo. Hoje em dia, informações privadas de utilizadores têm um enorme valor na dark web. O acesso livre a milhares de contas do WhatsApp coloca informação muito valiosa nas mãos dos hackers.

Por isso, já sabes o que não deves fazer! Caso recebas uma mensagem (SMS) vinda alegadamente do WhatsApp e não tenhas ativado qualquer tipo de verificação, não carregues em link nenhum!

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp Beta mostra-nos as novidades da futura atualização
  • WhatsApp poderá adicionar Stickers animados em breve
  • WhatsApp: 5 dicas para tirares mais proveito desta aplicação!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.