Asus Zenfone 11: processador do futuro smartphone envolto em mistério

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Asus já está a preparar o lançamento do seu próximo smartphone topo de gama, o Zenfone 11. Este equipamento, que promete ser o sucessor do compacto Zenfone 10, foi recentemente apanhado na Google Play Console. Essa aparição acabou por estar envolta num mistério que deixou os especialistas confusos.

A listagem do Zenfone 11 na plataforma revelou que esta era comandado pelo processador Qualcomm SM8650 de oito núcleos. Esse é o nome de código interno para o Snapdragon 8 Gen 3. Até aí tudo bem. No entanto, o mistério surge com a menção da GPU Adreno 830 na listagem divulgada pelo 91mobiles.

Imagem da lista do Asus Zenfone 11 no Google Play Console. Crédito: 91mobiles
Imagem da lista do Asus Zenfone 11 no Google Play Console. Crédito: 91mobiles

Asus Zenfone 11 com Snapdragon 8 Gen 3 e GPU do Snapdragon 8 Gen 4

É que esta é a gráfica esperada no Snapdragon 8 Gen 4, que será o processador da próxima geração e que ainda não foi lançado. A GPU que acompanha o Gen 3 da Qualcomm é a Adreno 750. Isto levou a que os especialistas ficassem confusos.

Este detalhe levanta a questão: será um erro de listagem ou uma estratégia da Asus para só lançar o smartphone quando o Snapdragon 8 Gen 4 estiver disponível? Tendo em conta o calendário habitual da marca, poderá ser um erro e o smartphone sairá mesmo com o Snadpragon 8 Gen 3.

Além do enigma do processador, o Zenfone 11 promete impressionar com até 16GB de RAM e o novo Android 14. Mantém-se a resolução de ecrã Full HD+, semelhante ao seu antecessor Zenfone 10. Para acrescentar 'lenha à fogueira', um dispositivo chamado Zenfone 11 Ultra foi também referido numa listagem da Bluetooth SIG.

Até agora a Asus tem optado por lançar apenas um smartphone por ano nesta série. Mas este modelo faz adivinhar que podemos ver uma linha expandida, com a Asus a poder entrar no segmento 'ultra premium', para competir com marcas como a Apple e a Samsung. Esta versão Ultra permanece um mistério, sabendo-se apenas que terá suporte para Bluetooth 5.4 e um processador Qualcomm.

Após os rumores do ano passado sobre o possível encerramento da área Zenfone, a Asus parece estar bastante comprometida tanto com esta linha Zenfone como com a ROG, mais virada para gaming.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.