Apple Vision Pro pode ser interrompido por gestos de utilizadores estranhos (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos grandes atrativos do Apple Vision Pro é o seu funcionamento por reconhecimento de gestos. A equipa do site CNET testou o novo dispositivo de realidade mista e descobriu uma falha surpreendente neste funcionamento.

O Apple Vision Pro reconhece não só os gestos do utilizador que o está a usar como também das pessoas que rodeiam o utilizador. Por outras palavras, uma mão estranha no campo de visão do dispositivo pode fazer gestos que vão ser reconhecidos e interromper a experiência imersiva do utilizador.

Tal como é possível ver no vídeo da análise do site CNET ao Apple Vision Pro, o dispositivo funciona através dos gestos do utilizador reconhecidos pelo software visionOS. Mas o teste desta publicação revela que o equipamento tem dificuldade em distinguir entre as mãos do utilizador e as mãos de outras pessoas que entrem no campo de interação.

Esta é uma falha, que parecendo pequena, pode por vezes revelar-se bastante significativa. Por exemplo, para utilizadores que têm filhos ainda na infância ou até no ambiente de trabalho com uma pessoa inadvertidamente a entrar no campo de interação e apagar algum documento.

Em última análise, esta falha dificulta também a realização de uma experiência totalmente imersiva para o utilizador, caso este tenha pessoas à sua volta que possam interferir acidentalmente.

Este problema pode ser resolvido no futuro através de uma atualização de software; aliás numa futura atualização um reconhecimento otimizado dos gestos poderá tornar-se um ponto crucial se mais utilizadores registarem este problema.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt