Apple vai dar prioridade à segurança nos seus recursos IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

É sabido que a Apple vai seguir os passos das rivais Google e Samsung e incluir no seu próximo sistema operativo iOS 18 e geração de iPhone recursos baseados em Inteligência Artificial.

No entanto, a empresa de Tim Cook vai dar prioridade à segurança. De acordo com Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, estes recursos vão ser processados apenas a nível local.

Opção da Apple tem benefícios e limitações

iOS no ecrã de iPhones
Novo iOS 18 vai ser apresentado na conferência WWDC a 10 de junho Crédito@Apple

Diz o jornalista da Bloomberg que “não há nenhum componente de processamento em nuvem no grande modelo de linguagem da Apple”. Esta opção da empresa traz consigo benefícios e também limitações.

Comecemos pelas boas notícias. Ao processar todos os dados localmente, os dispositivos vão apresentar uma resposta mais rápida que os seus rivais, também equipados com recursos IA.

Por outro lado, esta opção fornece também mais segurança e privacidade, uma vez que não recorrem a serviços em nuvem e, consequentemente, servidores externos.

No entanto, a grande desvantagem está também aqui. Alguns recursos IA mais avançados necessitam obrigatoriamente de servidores externos mais potentes para funcionarem a 100%.

De acordo com os especialistas de mercado, a Apple pode aproveitar esta característica da sua tecnologia IA para reforçar a sua reputação de proteção rigorosa da privacidade e segurança dos seus utilizadores.

Novo iOS 18 chega a 10 de junho na conferência WWDC

É esperado que na sua conferência WWDC deste ano, a Apple revele oficialmente o novo sistema operativo iOS 18. Tendo em conta as potenciais novidades do software, a 10 de junho todos os holofotes vão estar concentrados na empresa de Tim Cook.

Alguns rumores avançaram já que os novos recursos IA da Apple podem incluir uma atualização da assistente digital Siri que vai ser capaz de resolver questões mais complexas.

Outras novidades podem também incluir melhorias no mecanismo de pesquisa Spotlight e também a adição de ferramentas de edição de imagens mais poderosas na aplicação nativa Fotos.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt