Sr. Tim Cook, a Apple tem de inovar se não quer ficar para trás

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A verdade nua e crua é que os últimos iPhone não venderam aquilo que a Apple esperava. Seja uma questão de preço ou o facto de não serem um real upgrade em relação ao iPhone X, não corresponderam às expectativas. Daí que eu pense que Tim Cook tem de tirar um coelho da cartola muito em breve. Ou corre o risco de ficar para trás.

Tendo em conta que os iPhones são o grande impulsionador de vendas da empresa de Cupertino, a Apple tem sofrido com as fracas receitas dos últimos modelos. Contudo, de acordo com informações da Bloomberg, o CEO da marca “nunca esteve tão otimista”. Tim Cook falou com os seus investidores na reunião anual em Cupertino sobre o presente e o futuro, como já te escrevemos.

Com efeito, se há empresa capaz de gerar ‘hype’ à volta dos seus produtos é a Apple. Nesse aspeto podemos dizer que, inegavelmente, não tem concorrente à altura nesse ponto. E Tim Cook não faz as coisas por menos, dizendo que a marca está a “plantar sementes e a rolar o dado” para futuros produtos que irão “simplesmente impressionar”.

Como irá a Apple impressionar nos próximos tempos?

A Apple só pode impressionar seguindo o que Steve Wozniak quer. O co-fundador da empresa de Cupertino referiu em entrevista que quer "mesmo um smartphone dobrável" da Apple. Tendo em conta que Wozniak é uma das mentes que fizeram da Apple o que esta é hoje, não ficaria mal a Tim Cook ter em conta as suas palavras.

Ao que parece, a Apple quer aprimorar o seu Apple Watch, tornando-o ainda mais interessante. Se já considero este um dos melhores produtos da empresa de Cupertino (embora não tendo nenhum), é com expectativa que leio sobre melhorias em termos de saúde. Outro produto que deverá levar renovação são os AirPods.

A empresa de Cupertino pretende, assim, dobrar as receitas em 2020 – tinha 25 biliões em 2016. Além disso, a Apple também quer descer o preço do seu Macbook Air, tornando-o certamente mais acessível. Ademais, no que toca à realidade aumentada, Tim Cook confirmou que a Apple está a trabalhar nuns óculos AR, que considera o futuro.

Parece um cliché dizer isto, mas a Apple pouco impressionou desde que Steve Jobs desapareceu. É bom ver que a empresa quer surpreender, mas vai ter de palmilhar para isso. É certo que tem produtos fantásticos, mas tem de conseguir impressionar num grande lançamento. Ou seja, se Tim Cook promete inovação, tem de cumprir. Ou vai ficar para trás.

Editores 4gnews recomendam:

Centenas de fantásticos Wallpapers grátis para o teu smartphone

Google Labs: Nova funcionalidade está prestes a chegar ao Android

OnePlus 7 poderá ser seriamente inspirado neste smartphone da OPPO

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.