Apple mostra lacuna entre gerações

Mónica Marques
Mónica Marques
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Os serviços da Apple são uma importante fonte de receitas para a empresa, mas parece que também são um dos melhores exemplos para demonstrar o chamado conceito Generation Gap ou lacuna entre gerações.

Recentemente, um estudo mostrou que o Apple Music é sobejamente utilizado pelos mais jovens enquanto o Apple TV+ tem bastante sucesso em utilizadores com 35 ou mais anos.

Apple Music atrai os mais jovens e Apple TV+ faz parte de preferências mais maduras

imagem do serviço Apple Music em vários dispositivos iOS
Os serviços da Apple são uma das fontes de receitas mais rentáveis da empresa Crédito@Apple

Vários relatórios financeiros mostraram já que, atualmente, os serviços da Apple são uma das suas principais fontes de receitas. No segundo trimestre de 2023, este segmento gerou uns impressionantes 20,91 mil milhões de dólares (algo como 18,70 mil milhões de euros) para a empresa de Cupertino.

Ainda que a Apple não divida a receita por serviço, a empresa norte-americana CIRP afirma que o Apple Music e a Apple TV+ estão entre os mais rentáveis. Mas a CIRP foi ainda mais longe e realizou um estudo para analisar as faixas etárias dos utilizadores de cada um destes serviços.

A primeira conclusão a retirar é que o Apple Music tem uma aceitação excelente com mais de 40% dos utilizadores de todas as faixas etárias a usarem este serviço. Já o Apple TV+ fica-se por apenas um terço destes utilizadores.

Visto mais em pormenor, percebemos que estes dois serviços Apple são uma demonstração direta do conceito Generation Gap. Tudo porque as duas faixas etárias mais jovens – dos 18 aos 24 anos e dos 25 aos 34 anos – usam muito mais o Apple Music do que a Apple TV+.

Já as faixas etárias a partir dos 35 anos, recorrem muito mais ao streaming de vídeo do que de música. Exceção feita para a faixa etária compreendida entre os 55 e 64 anos que usam os dois serviços praticamente de igual forma.

De acordo com a empresa CIRP esta preferência dos mais jovens pela Apple Music está diretamente relacionada com o facto de terem crescido a ouvir música digital. Já as faixas etárias mais maduras têm outra experiência e usam menos este serviço.

Diga-se ainda que este tipo de estudos pode ser vital para a própria Apple que, a partir desta análise de perfil de utilizador, pode definir estratégias comerciais mais adequadas ao desenvolvimento sustentável destes serviços.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt