Apple iPhone X Review - Um sonho tornado realidade

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O Apple iPhone X é o novo dispositivo da empresa da Cupertino. A marca norte-americana trouxe pela primeira vez um terminal capaz de rivalizar com a forte concorrência da Samsung, sobretudo a nível de design. O seu desempenho, esse já igualava e superava grande parte da concorrência.

Vê ainda: d

Bastará ler este título para saberes que a minha opinião sobre o Apple iPhone X será maioritariamente positiva. Contudo, acredito que se estás a pensar investir neste smartphone deves ter em conta todos os parágrafos desta review / análise.

Chegou às lojas um mês após o iPhone 8. Este Apple iPhone X veio criar ondas um mercado que normalmente não treme. Os terminais da Apple sempre venderam bem devido à sua qualidade de geral e ecossistema. Porém, este iPhone X dá um passo em frente, o terminal é finalmente uma peça de hardware que dá gosto ter no bolso. Chamemos-lhe até, uma peça de arte.

Design e qualidade de construção

O design é sempre um quesito subjectivo. Há pessoas que adorarão a forma como a marca americana abordou o design do iPhone X. Já outros acreditarão que podiam ter feito melhor. Pessoalmente acredito que há (sempre) espaço para melhorar.

Aqui, existem duas coisas que mudaria sem pensar duas vezes. Primeiro temos a corcunda na câmara traseira, aquela ligeira saliência irritante. É simplesmente grande demais e impossível de ignorar.

Tal como o iPhone 8 Plus (ou 7 Plus), o iPhone X deu-nos uma corcunda pouco agradável. Na maior parte das vezes não sentirás problema, contudo, se escreves ou interages com o dispositivo pousado numa superfície verás que o smartphone está constantemente "aos saltos". A instabilidade do seu design salta para o plano físico.

Depois temos também a "notch" ou monocelha, como lhe gosto de chamar. A Samsung trouxe uma abordagem um pouco mais ortodoxa ao Galaxy S8 e esta do iPhone X não me parece a mais agradável. Muito porque ao ver conteúdo no ecrã completo há sempre um pedaço de imagem que está por trás daquela enorme barra preta.

Tudo o resto é na minha opinião perfeito. O dispositivo tem uma construção em vidro, que nos permite usufruir do carregamento sem fios, um toque premium e o metal lateral dá-lhe também, na minha opinião, um glamour acima da média.

O ecrã do Apple iPhone X ?

Esta é a melhor parte do iPhone X sem margem para dúvida. O novo smartphone da maçã trincada decidiu utilizar um ecrã OLED construído pela Samsung e desenvolvido pela própria. O contraste é simplesmente perfeito.

Se no iPhone 7 referi que o ecrã LCD deixava um pouco a desejar quando comparado com a concorrência direta, este novo iPhone oferece a tela que sempre quis ver num iPhone. Simplesmente impecável.

Importa frisar que "True Tone Display" não é propriamente o mais agradável, contudo, podes simplesmente desligar a característica nas definições e usufruir de um OLED como deve ser.

E as câmaras do Apple iPhone X?

Estas câmaras são certamente uma das melhores do mercado. Neste sector a Apple tem pela frente fortes concorrentes. Google, Samsung, LG ou até mesmo Huawei tem melhorado significativamente os seus terminais nas câmaras fotográficas. Em suma, este iPhone tinha pela frente concorrentes de peso.

Aqui, o Apple iPhone X conseguiu-me surpreender pela positiva. As fotografias são cheias de cor, brilhantes e as tonalidades acertadas sem nenhuma exposição em demasia. É difícil encontrar imperfeições. Contudo, elas existem.

Em situações de pouca luz o iPhone X não pode rivalizar com uma câmara DSLR. Porém, é uma das melhores em smartphones que podes encontrar. Quando não está demasiado escuro o grão é pouco notável e a fotografia acaba com uma qualidade acima do esperado.

A câmara frontal serve perfeitamente para selfies de qualidade. O flash frontal com luminosidade no ecrã ajuda em situações de pouca luz, mas está longe de ser igualada à câmara traseira.

Ambas as câmaras tem a possibilidade de criar o "modo retrato" neste aspecto a Apple tem de melhorar. A Huawei é uma das marcas que faz melhores fotografias retrato até ao momento. O novo iPhone X falha em delinear de forma correcta o sujeito e deixa-nos muitas vezes com o cabelo desfocado por exemplo.

Vê todas as imagens aqui em qualidade máxima

Este modo retrato poderá, e deverá, ser melhorado com atualizações de software da Apple. Assim sendo, espera-se que o futuro da característica seja ainda mais promissor. Esperemos pelas novidades.

Na performance, vale a pena?

Com o mesmo processador do iPhone 8 e 8 Plus, o iPhone X superará as tuas expectativas. O terminal dá-nos rápido multi-tasking, corre tudo de uma forma fluida e todas as aplicações funcionam como seria de esperar.

Aplicações de Realidade Aumentada aquecem o smartphone de uma forma pouco normal, mesmo assim, não terás qualquer lentidão na utilização das mesmas. Nada aqui deixa algo a desejar. Mais uma vez, impecável.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.8″ polegadas OLED (AMOLED)
  • Resolução FHD 1125 x 2436 pixels
  • Processador Apple A11 Bionic 2.39GHz
  • 3GB de memória RAM
  • 64GB/ 256GB de armazenamento interno
  • Bateria de 2716 mAh
  • iOS 11
  • Câmara traseira de 12MP + 12MP
  • Câmara frontal de 7MP

O User Interface (UI) deste iPhone X (neste momento iOS 11.2) faz o que lhe é pedido. Com alguns problemas em atualizações anteriores, o novo iOS chegou para corrigir tudo e mais alguma coisa.

Mesmo assim o iOS 11 está longe de ser desenhado para o iPhone X. Baixar as notificações no centro e o painel de controlo do lado direito simplesmente não tem lógica. A nova curva de aprendizagem com os swipes é de rápida adaptação e não me parece que venha a ser um entrave para a sua compra.

Extras a ter em consideração

O novo iPhone X tem ainda a nova tecnologia Face ID. Esta tecnologia funciona de forma rápida e eficiente mas mesmo assim não deveria ter substituído por completo o Touch ID. Senti dificuldades em desbloquear o dispositivo apenas utilizando óculos de sol com lentes mais escuras, fora isso, funciona na perfeição.

O teu modo de interação com o iPhone mudará com certeza. Deparei-me a introduzir o código de desbloqueio todas as manhãs quando a minha cara ainda se desfazia pela almofada.

Mas Face ID é o futuro e isto é explicito pela Apple. Embora não seja perfeito nos dias de hoje, acredito que é mais rápido e simples do que as pessoas temem. A minha adaptação foi rápida e não sinto uma necessidade séria do Touch ID.

O novo dispositivo Apple iPhone X é também resistente a água e poeiras com IP67. Mergulhar com o dispositivo na piscina no Verão não será um problema. Algo muito bem-vindo, sobretudo num smartphone com este preço de venda ao público.

As colunas stereo são das melhores que podes encontrar num smartphone e tudo o resto como chamadas, GPS ou até wireless charging (carregamento sem-fios) funciona da forma que era esperado. O que mais poderíamos pedir? Uma boa autonomia?

A bateria do iPhone X chega perfeitamente para um dia de utilização e dado o tamanho do ecrã é extramamente aceitável.

Concluíndo...

Este Apple iPhone X é o futuro. O novo terminal da Apple conquistou-me. A interação e simbiose do ecossistema é perfeita e estou ansioso para ver quais serão os trunfos da concorrência para este novo terminal da Apple.

O iPhone X é caro. Por 1179€ podes comprar mil e um gadgets, mas se queres o melhor smartphone que a Apple tem para oferecer, este é o preço neste momento. Não me parece que valha a pena gastar tanto dinheiro num smartphone, mas tenho a certeza que se gastares ficarás feliz.

Assuntos relevantes na 4gnews:

BQ Aquaris V Review | Um passo atrás para a BQ

Elephone S8 Review | Um smartphone Android inesperadamente belo

Este é o Huawei Nova 2 | E que smartphones este!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.