iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A cerca de um ano e meio do seu lançamento, começam a sair as primeiras informações sobre os iPhone de 2020. Com uma geração ainda à sua frente, as informações são sobre a tecnologia envolvida no seu processador, que pode ser de 5 nanómetros (nm).

A verdade é que os iPhone de 2018 estão equipados com um excelente processador. O A12 Bionic tem uma performance que envergonha grande parte da concorrência. Construído com o processo de 7nm, o seu modelo de 2019 deve seguir-lhe as pisadas. No entanto, este deve usar litografia ultravioleta extrema (EUV).

Se em 2019 teremos um processador já com EUV, no próximo ano o jogo evolui ainda mais. Segundo as últimas informações, a TSMC (fornecedor da Apple) vai usar o processo de 5nm no processador A14. Escusado será dizer que este é o processador que vai equipar os iPhone de 2020.

Embora já com a tecnologia EUV, não se espera que a performance do A13 seja muito superior ao modelo atual. Aparentemente a sua densidade será de mais 20%, com a eficiência energética a aumentar de 6 para 12%. Quanto ao A14, irá certamente subir a parada.

Os últimos números apontam para algo entre 14.7% e 17.1% de incremento de performance face ao processador A13. Contudo, neste momento ainda estamos a navegar em mares muito hipotéticos. A verdade é que pode demorar mais de um ano até o A14 entrar em produção em massa. Até lá, teremos certamente muito mais informações.

Qual é, afinal, a vantagem dos 5 nanómetros?

Toda e qualquer questão nos leva a uma principal razão: performance. Ao reduzir o tamanho de fabrico, existirão menos espaços entre os transístores. Ao tal acontecer, melhora-se a eficiência energética e há espaço para mais transístores numa mesma área. E tal leva a um aumento da performance.

Neste momento parece muito cedo para falar de um processador que vai equipar um modelo tão longínquo. Contudo, este é um processo moroso, sujeito a erros e atrasos. Como é óbvio, a empresa de Cupertino pretende ter tudo pronto a tempo de poder fazer tal upgrade já nos modelos do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios
  • Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
  • Nvidia: Gráficas Turing estão a vender bem mais que modelos Pascal

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.