Apple ganha apoio de peso contra críticas do Facebook à privacidade no iOS14

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A EFF (Electronic Frontier Foundation) veio a público defender a Apple das críticas recentes por parte do Facebook em relação às políticas de privacidade do iOS14.

Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, os limites impostos pela Apple à recolha de dados e publicidade direcionada são prejudiciais para os pequenos negócios que usam a plataforma como fonte de rendimentos.

Facebook estará a usar a Apple para desviar atenções

Esta organização de defesa da privacidade sem fins lucrativos discorda da afirmação, dizendo que a campanha da rede social pode ser mais prejudicial para os pequenos negócios, levando-os a pensar que podem concorrer em pé de igualdade com grandes corporações, como o próprio Facebook.

Mais ainda, a EFF acusa o Facebook de estar apenas a tentar desviar a atenção dos meios de comunicação, com o intuito de mascarar os seus próprios comportamentos anti-competitivos e violações de privacidade.

Segundo os responsáveis pela organização, as medidas que a Apple procura impor são prejudiciais para o modelo de negócios do Facebook, que estará a usar os empresários mais vulneráveis como escudo para defender os seus próprios interesses.

Recordamos que, em 2021, a tecnológica de Cupertino vai colocar em prática funcionalidades de monitorização de transparência de aplicações, que obriga as empresas a obter autorização dos utilizadores antes de recolher os seus dados.

EFF quer que a Google siga as pisadas da Apple

Para esta organização, a permissão dos utilizadores devia ser prática comum por toda a internet, aplaudindo a Apple por ter tido a coragem de o fazer.

Em contraste, acusa o Facebook de ter construído um império em torno do conceito de vigilância sem autorização, usando os dados recolhidos para obter lucros junto de outras empresas.

A EFF solicita ainda que a Google siga os passos da Apple e introduza medidas protectivas semelhantes no sistema operativo Android, procurando dar aos utilizadores maior conhecimento e controlo sobre os seus dados pessoais.

A Electronic Frontier Foundation afirma ainda que ficará sempre do lado das empresas que tomarem ações que sejam benéficas para os utilizadores, e que sempre criticará com dureza as que fizerem o contrário.

Editores 4gnews recomendam:

  • Veículo autónomo da Apple pode chegar mais cedo que o esperado
  • Zoom: plataforma de videoconferências já suporta os M1 da Apple
  • Apple: falha de segurança no iPhone expõe dezenas de jornalistas
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.