Apple envia alerta de spyware para o iPhone dos utilizadores em vários países

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple não brinca quando o tema é a privacidade e segurança dos seus utilizadores. É por isso que a empresa enviou recentemente um alerta de spyware para o iPhone de milhões dos seus clientes.

Na mensagem enviada pela Apple, ela alerta para o facto de estes ataques poderem comprometer remotamente os equipamentos. Ademais, refere que estes ataques podem ser dirigidos especificamente a determinados indivíduos. Eis a mensagem enviada:

"A Apple detetou que estás a ser alvo de um ataque de spyware que tenta comprometer remotamente o iPhone associado ao teu Apple ID. É provável que esse ataque tenha-te como alvo específico, não importa quem és ou o que faças. Embora este tipo de ataque nunca possa ser detetado com precisão, a Apple está confiante neste aviso – leva-o a sério."

iPhone spyware
Imagem criada pela IA Microsoft Designer

Aviso de potencial ataque de spyware foi emitido em 92 países

A tecnológica norte-americana revelou que enviou este alerta em 92 países. Contudo, não especificou quais foram as regiões, certamente com o objetivo de não comprometer ainda mais a segurança dos seus utilizadores.

De igual modo, a tecnológica não especifica que tipo de ataque está em causa. Ainda assim, sublinha que aqueles que receberam este alerta devem levá-lo a sério e não desvalorizar a situação.

Caso recebas ou tenhas recebido este alerta, mas duvidas da sua veracidade, eis como o podes validar. Para isso, vai à página appleid.apple.com e faz login na tua conta. Após isso, deverá encontrar uma notificação semelhante no topo do ecrã.

Esta não é a primeira vez que a Apple emite um alerta deste género para os seus utilizadores. Esta prática ocorre desde 2021 e foi utilizada várias vezes durante este período.

Estes alertas são maioritariamente dirigidos a determinados grupos de utilizadores. Os principais envolvem líderes políticos, jornalistas ou ativistas.

Com estes alertas, a Apple apela ainda ao bom senso dos utilizadores e à adoção de uma postura defensiva nesta área. Entre as suas recomendações está a atualização constante das apps, uso da autenticação de dois fatores ou o download de aplicações apenas da sua loja oficial.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.