Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple desfaz proibição: Epic Games poderá ter Fortnite em iOS na Europa

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, houve mudança de planos e a Epic Games vai mesmo poder abrir a sua loja de apps iOS, na União Europeia. Recorde-se que, nos últimos dias, a editora referida tinha visto a sua licença revogada. Contudo, a empresa fundada por Steve Jobs voltou atrás com a decisão.

De acordo com o The Verge, esta mudança de posição por parte da Apple terá acontecido devido a uma investigação da Comissão Europeia (CE). No site oficial da Epic Games, os próprios referem que a Apple acordou com a CE “restabelecer a conta de desenvolvedor” da empresa de jogos.

União Europeia Play Station Foto
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

O Fortnite para iOS poderá, assim, voltar à Europa

Na prática, isto significa que a Epic Games poderá, por exemplo, trazer jogos como o Fortnite de volta para iOS, na Europa. Sobre o assunto, a Apple prestou declarações ao The Verge, dizendo que o acordo foi feito, ainda que a Epic tenha de seguir as regras estabelecidas. Para além disso, a empresa reforça que a marca de jogos deve cumprir as políticas da Lei dos Mercados Digitais (DMA).

O espaço entre a primeira decisão e a “marcha-atrás” da Apple é relativamente curto. Na prática, passaram-se dois dias, já que a decisão inicial foi tomada na quarta-feira, dia 6 de março, sendo que na sexta-feira, dia 8, já havia sido revertida. A decisão, de acordo com o The Verge, despoletou a investigação dos reguladores da União Europeia, que averiguaram se a DMA era cumprida ou não.

Tal como refere o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, num post no X, “após uma rápida investigação da Comissão Europeia, a Apple notificou a Comissão e a Epic que cederia e restauraria o nosso acesso para trazer de volta o Fortnite e lançar a Epic Games Store na Europa ao abrigo da lei DMA”.

The DMA went through its first major challenge with Apple banning Epic Games Sweden from competing with the App Store, and the DMA just had its first major victory. Following a swift inquiry by the European Commission, Apple notified the Commission and Epic that it would relent…

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 8 de março de 2024

Para o CEO da Epic Games, foi uma grande vitória

Em jeito de conclusão, e partindo das palavras de Sweeney, tratou-se de uma “grande vitória” para a liberdade dos promotores em todo o mundo. Desta forma, como conclui o portal de notícias do Variety, fica aberto o caminho para jogos como o Fortnite, para iOS, na Europa.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.