Apple CarPlay+: um primeiro olhar ao sistema no novo Porsche Taycan

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O lançamento do próximo Porsche Taycan marcou nas últimas horas um novo capítulo na história do veículo elétrico mais vendido da marca de desempenho. O Taycan terá um conjunto de melhorias significativas que incluem mais potência, maior autonomia e carregamento mais rápido.

Contudo, uma das atualizações mais antecipadas está no sistema de infotainment do veículo. Trata-se da estreia mundial do Apple CarPlay+. Esta é uma versão evoluída da interface da Apple para o segmento automóvel.

O próximo Taycan será o primeiro veículo a integrar o Apple CarPlay+. Este resulta de uma estreita colaboração entre a Porsche e a Apple. Esta nova versão promete uma experiência Apple ininterrupta, dando o controlo total do carro através de uma interface familiar para os utilizadores do iPhone.

Vê o aspeto do Apple CarPlay+ em vídeo

Graças à primeira análise do Taycan atualizado pela Autogefühl no YouYube, temos agora um vislumbre detalhado desta solução de conectividade. Ao ligar o iPhone ao veículo através da aplicação da Porsche, o CarPlay+ torna-se acessível.

A ativação inicial pode parecer um pouco complexa. No entanto, uma vez superado este obstáculo, os utilizadores são recebidos por uma experiência de utilização que parece ser bastante agradável e intuitiva.

O layout completamente renovado do ecrã dá-te acesso direto a todas as funções do veículo, eliminando a necessidade de procurar controlos de clima ou iluminação ambiente. A inclusão de modos de clima ajustáveis com um toque e programas personalizáveis simplifica ainda mais a interação com o veículo.

Todas as informações habitualmente acessíveis no iPhone passam a estar disponíveis no ecrã principal do sistema de infotainment. Destaca-se a adição da Coffee App, que orienta o condutor até ao café mais próximo, enquanto a navegação é enriquecida com a opção de rotas cénicas e a facilidade em encontrar estações de carregamento.

Apple CarPlay+ ainda está limitado ao ecrã principal de infotainment

Além disso, o veículo regista estatísticas de condução, desde a aceleração mais rápida até aos hábitos de condução semanais e mensais. A integração completa do Apple Music elimina a necessidade de alternar entre ecrãs e aplicações. Atualmente, o Apple CarPlay+ está limitado ao ecrã principal de infotainment, mas espera-se que a próxima atualização expanda a sua funcionalidade para o painel de instrumentos.

Por enquanto, apenas a Porsche e a Aston Martin anunciaram a integração do Apple CarPlay+ nos seus veículos. Espera-se que mais fabricantes de automóveis adotem esta tecnologia no futuro.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.