Anel inteligente será o próximo passo da Apple?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com um novo rumor, a Apple prepara-se para entrar na corrida dos anéis inteligentes. O site Eletronic Times está a avançar que a empresa está atenta a este segmento de mercado e que procura uma alternativa menos intrusiva do que um smartwatch, que possa ser usada por mais tempo e com maior conforto.

Smart Ring da Apple pode ser uma opção mais acessível que o Apple Watch

imagem alusiva ao smart ring da Apple
Smart Ring da Apple também vai estar focado nos recursos de desporto e saúde imagem gerada por IA Microsoft Designer

Entretanto, o jornalista da agência Bloomberg, Mark Gurman, adiantou já mais informações sobre o potencial Smart Ring da empresa. Diz o jornalista que o novo dispositivo pode funcionar como uma alternativa ao Apple Watch, apresentando um custo mais acessível.

O conhecido jornalista avança também que a equipa de design industrial da Apple já apresentou à administração da empresa um projeto de anel inteligente “focado em recursos de saúde e condicionamento físico” e que pode ser emparelhado com o iPhone para sincronização de dados.

Mas Mark Gurman é também de opinião que, neste momento, a Apple não está ativamente a trabalhar neste projeto para um lançamento a curto prazo. Ainda que a empresa de Tim Cook esteja agora a registar patentes que parecem ser direcionadas para este produto e relacionadas com a tecnologia de pagamento sem contacto NFC.

Ainda que a entrada no mercado de smart rings aconteça mais tarde do que seria desejável, é quase certo que a Apple irá também lançar um dispositivo em nome próprio.

Samsung adianta-se a Apple também no mercado de anéis inteligentes

Ao contrário da Apple, a Samsung está já bastante adiantada e este ano vai lançar no mercado o seu primeiro smart ring. O Galaxy Ring foi já alvo de duas apresentações, uma no evento Unpacked em janeiro quando foi anunciado e outra no Mobile World Congress, onde pode ser visto, no seu formato físico, pela primeira vez.

Rumores recentes avançaram que a marca vai iniciar a produção em massa do dispositivo já em maio e que pretende disponibilizar, numa fase inicial, cerca de 400 mil unidades.

Fala-se que o modelo terá autonomia para nove dias em funcionamento e que conta com vários recursos direcionados para o desporto, assim como para a saúde, podendo incluir inclusive deteção de sintomas de apneia do sono.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt