Android será mais transparente nas aplicações que estão em atualização

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Com uma nova versão do Android à porta, são várias as novidades que chegam a público. A mais recente foi encontrada recentemente na beta do Android 12 e revela um novo comportamento das aplicações em atualização ou a serem instaladas.

Tal como acontece no iOS, o utilizador conseguirá perceber diretamente no homescreen quais aplicações estão a ser instaladas ou atualizadas. Será bem mais intuitivo do que ter de abrir a Play Store para obter tal informação.

Android inspira-se no iOS com esta novidade

Esta novidade foi encontrada na beta do Android 12 e com a versão 25.3.17-21 da Play Store instalada. Ainda não se percebeu se será uma funcionalidade exclusiva do Android 12 ou se provém da loja de aplicações da Google.

O certo é que quando uma app está a ser atualizada, o seu ícone surge acinzentado no ecrã principal do smartphone. O mesmo sucede para as aplicações que são instaladas no equipamento.

Durante o processo, haverá uma barra de estado a circundar o ícone que indicará o progresso dessa tarefa. Por baixo estará uma legenda explicativa do que esta a acontecer, ou seja, dir-te-á se essa aplicação está a ser atualizada ou a ser instalada.

Será uma forma mais rápida e intuitiva de percebermos qual a aplicação que, num determinado momento, está a ser atualizada. Isso escusará o utilizador de abrir a Play Store para obter essa informação.

No caso da instalação de uma nova aplicação, esta deixará de aparecer no launcher do Android apenas após concluída a sua instalação. Ela surgirá automaticamente na interface do sistema, porém acinzentada, mesmo enquanto o processo de instalação decorre.

Ainda não sabemos muito bem de que forma irá a Google disponibilizar esta novidade a todos os seus utilizadores. Em breve, certamente ficaremos a saber se esta será uma funcionalidade do Android 12 ou implementada pela Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12 copia uma das melhores características do iOS 14 da Apple
  • Android 12 é apresentado com nova interface e mais privacidade para o utilizador
  • As 3 maiores novidades apresentadas na Google I/O 2021
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.