Android Q traz uma característica exclusiva da Apple

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google decidiu implementar uma característica no Android Q que finalmente rivalizará uma das características mais exclusivas e subestimadas da Apple. Estamos a falar do 3D Touch e da qualidade que a empresa de Cupertino soube dar à funcionalidade.

Ainda que o 3D Touch não seja tão utilizado quanto a Apple queria, os utilizadores começam aos poucos a perceber o benefício de uma característica destas. Por exemplo, se tens um iPhone 6S ou superior e queres eliminar todas as notificações de uma vez. Só tens de "carregar com mais força" no "x" das notificações e poderás limpar tudo num ápice.

A Google e os fabricantes Android tendem em seguir as funcionalidades que a Apple oferece. As notches e o carregamento sem fios são exemplo disso mesmo. Ainda que a Apple não tenha sido (de longe) a primeira a implementar tais tecnologias nos seus smartphones, só depois da empresa implementar a notch é que o mercado seguiu a tendência. O mesmo aconteceu com o carregamento sem fios. Aliás, já desejava que a Apple introduzisse carregamento sem fios desde o meu Nexus 5 para que o mercado adotasse a tecnologia. Finalmente aconteceu.

3D Touch deverá chegar (verdadeiramente) ao Android Q

Isto é, por muito que não gostemos que o mercado seja assim ele é. Por isso é que estou espantado ao ver que só agora é que a Google trará o 3D Touch ao Android.

Mas estou a falar do 3D Touch verdadeiro. O Android O já nos tinha apresentado algo idêntico, porém, o ecrã não media a pressão no ecrã. Simplesmente imitava esse toque.

O 3D Touch no Android deverá chegar no próximo Google Pixel 4 e poderá perfeitamente chegar também a mais fabricantes. Isto significa também que as vibrações dos smartphones Android estão prestes a mudar.

A vibração do 3D Touch é uma das mais sofisticadas de sempre e mal parece que estamos a sentir o smartphone a vibrar. Com tal tecnologia pºrestes a chegar ao Android, acredito também que este haptic feedback chegue também.

Editores 4gnews recomendam:

  • Parabéns! Xiaomi faz 9 anos! Uma evolução simplesmente fantástica
  • Google Assistant recebe melhorias visuais para resultados mais ricos
  • Youtube liberta desejada funcionalidade para utilizadores não Premium

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.