Plataforma Android One teve um excelente crescimento em 2018

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em 2014 que a Google apresentou ao mundo a sua plataforma Android One. Há data, esta tinha como objetivo abranger os mercados em desenvolvimento, afim de proporcionar smartphones de qualidade por preços acessíveis.

No entanto, esse paradigma mudou, anos depois, para oferecer uma plataforma limpa a qualquer smartphone do mercado. Essa mudança de estratégia parece estar a dar os devidos frutos, depois de a Google ter reportado um crescimento de mais de 250% só em 2018.

De acordo com os dados revelados pela própria Google, este foi o crescimento verificado em termos de smartphone Android One ativados, face ao período homólogo de 2017. Uma cifra que demonstra o quão o mercado está comprometido com esta abordagem ao sistema operativo da tecnológica norte-americana.

Android One teve um crescimento impressionante só no ano passado

Por conseguinte, os principais adotantes desta plataforma terão sido a Xiaomi, Nokia, LG e Motorola. Ainda assim, aquela que mais contribuiu para este crescimento foi a empresa finlandesa com todos os seus novos smartphones a contarem com o Android One.

Com efeito, esta aposta é para continuar da parte da Nokia. Ainda na apresentação do passado domingo tivemos três novos equipamentos que apostam nesta plataforma da Google. Ademais, a empresa finlandesa não se coibiu de se gabar dos frutos desta parceria e afirmar que a mesma será para continuar.

Também o Android Go está a provar-se uma aposta acertada

Olhando, em particular, para o mercado de gama baixa temos a plataforma Android Go. Por sua vez, temos aqui um sistema composto por uma variedade de aplicações especialmente optimizadas para funcionar em especificações mais modestas.

De acordo com os dados revelados, 50% de todos os smartphone de gama baixa do mercado são Android Go. Aqui, uma vez mais, podemos destacar a Nokia ou Xiaomi como os principais contribuintes para este cenário.

Em suma, podemos afirmar que a Google soube colmatar as várias necessidades do mercado. Não se limitou a criar um sistema operativo, como soube também adaptá-lo a vários tipos de equipamentos e utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Nokia 3.1 Plus começa finalmente a receber a atualização do Android Pie

Hand ID: tecnologia do LG G8 ThinQ é tão inútil quanto promissora

Google Maps ‘Satélite’ teve para se chamar “Modo pássaro”

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.