Android 15 trará uma nova forma de carregamento sem fios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O pessoal da publicação Android Authority descobriu recentemente mais uma novidade que a Google implementará no Android 15. Em causa, o suporte para o carregamento sem fios por NFC.

Esta não é uma tecnologia totalmente nova, já em que maio de 2020 foi lançado o padrão NFC Wireless Charging. No entanto, só com a próxima versão do sistema operativo da Google é que o mesmo deverá suportar nativamente essa tecnologia.

Esta descoberta foi avistada na versão Beta 1 do Android 15, lançada na semana passada. No seu código-fonte foi encontrada uma nova classe chamada "NfcCharging".

Android 15 carregamento sem fios
Imagem criada pela IA Microsoft Designer

Esta descrição parece ser bastante elucidativa do seu propósito. O objetivo passará por permitir que o chip NFC presente em alguns smartphones possa ser utilizado para transferir energia, tal como sucede com o padrão Qi normalmente utilizado para o carregamento sem fios.

Carregamento sem fios por NFC é ideal para pequenos dispositivos

Muitos se questionarão sobre vantagens de trazer o carregamento sem fios por NFC. A principal talvez seja a possibilidade de colocar esta tecnologia em produtos pequenos, já que a mesma funciona com antenas inferiores a 1 cm.

Ademais, a mesma antena pode ser igualmente utilizada para a tradicional transferência de dados. Isto significa que as fabricantes podem colocar no interior dos seus produtos apenas uma antena que transmita dados e energia sempre que necessário.

Com efeito, o carregamento sem fios por NFC é algo que poderemos encontrar em dispositivos de localização, auscultadores, canetas digitais ou smartwatches. No entanto, nem tudo são boas notícias.

A principal desvantagem desta tecnologia é a sua velocidade de transferência de energia. Esta está limitada a apenas 1 W, o que é manifestamente lento mesmo quando comparado com os carregadores sem fios mais lentos do mercado.

Assim sendo, resta saber que vantagens e aplicações poderá ter esta tecnologia para melhorar a vida dos utilizadores. Caso a Google implemente esta funcionalidade na versão final do Android 15, será curioso saber como a empresa a justificará.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.