Android 15 tem solução contra o excesso de notificações

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Tens sempre de estar com o telemóvel, mas estás farto de receber muitas notificações? Então o "Notification Cooldown" do Android 15 é para ti. Esta funcionalidade criada pela Google permite-te que estejas mais focado, sem teres notificações a cair, constantemente. Trata-se de uma experiência mais silenciosa e que tornará os teus dias bem mais calmos e produtivos.

Como refere o portal de notícias da Giz China, terás a opção de escolher que notificações pretendes ir silenciando. Existe, assim, a possibilidade de diminuir o volume de forma gradual. Desta forma, pelo som, saberás de onde vem determinada notificação e não estarás a olhar constantemente para o telemóvel. Imagina que tens um grupo de chat onde as conversas são intermináveis. Nestes casos, pode ser bastante útil.

Há um cronómetro a controlar o "Notification Cooldown"

Imagem Ilustrativa Notificações
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

Num mundo cada vez mais rápido e cheio de solicitações, o "Notification Cooldown" do Android 15 parece ser uma solução ideal para o foco dos utilizadores. Sobre a funcionalidade, é importante referir que há um cronómetro que dá conta da cadência das notificações e que, ao final de algum tempo, volta a zeros. De acordo com a mesma fonte de informação, de momento, o utilizador não pode personalizar esse cronómetro.

Ainda sobre o cronómetro, o 9to5 Google noticia que este tem cerca de um minuto. Se tiveres uma conversa em que os intervenientes demoram mais do que isso a responder às mensagens, o volume deverá permanecer o mesmo. No fundo, o Cooldown serve para evitar aquelas avalanches de informação.

A iniciativa da Google visa garantir uma maior qualidade de utilização. Com o "Notification Cooldown", espera-se que seja mais fácil lidar com a sobrecarga diária de estímulos a que todos somos sujeitos. No entanto, atenção! A ferramenta é uma possibilidade, não uma obrigação. Se quiseres estar sempre alerta das notificações que te chegam, podes ignorar esta funcionalidade e continuares sempre a ser avisado sobre o que quer que seja.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.