Android 15 irá melhorar ainda mais a gestão de notificações do teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos grandes elogios que podemos fazer ao Android é a forma como este organiza as notificações. Há vários anos que estas são organizadas por aplicação, o que facilita a sua leitura quando recebemos muitas notificações em simultâneo.

Mas tal como avança agora a publicação Android Authority, o Android 15 conta com uma nova funcionalidade que irá melhorar ainda mais esta gestão. A função em causa permitirá esconder as categorias de notificações que uma aplicação nunca utilizou.

Android 15 vai reduzir as categorias de notificações ativas

As categorias de notificações foram introduzidas no Android 8.0 em 2017. No fundo, isto permite que uma aplicação divida as suas notificações em categorias diferentes.

Por exemplo, o Facebook tem categorias para lembretes, atualizações de amigos, pedidos de amizade, aniversários, grupos e muito mais. Isto significa que divide as notificações recebidas no smartphone de acordo com essas categorias para uma melhor leitura.

No entanto, o número de categorias que uma aplicação pode criar é extenso (máximo de 5000) e isso poderá não ser benéfico para os utilizadores. Com isso em mente, a Google irá desativar as categorias que nunca foram usadas no Android 15.

Android 15 notificações
Créditos: Android Authority

No exemplo trazido pela Android Authority, esta novidade escondeu 22 categorias que a aplicação do Instagram havia criado no smartphone de Mishaal Rahman. Para recuperar essas categorias, ele tem de ir às definições das notificações e escolher a opção "mostrar categorias não usadas".

Esta novidade não é totalmente nova no mercado tecnológico. A One UI 6.1 da Samsung já permite desabilitar algumas categorias de notificações e faz todo o sentido que a Google implemente isso nativamente no Android 15.

Esta novidade está, para já, apenas disponível na beta 1 do Android 15. Ainda não é sabido se a mesma fará parte da versão final do sistema operativo, mas esperemos que isso aconteça, pois só beneficiará os utilizadores.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.