AMD Ryzen 3000 ‘Zen 2’: O que já sabemos sobre os processadores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A confirmação já foi feita pela própria AMD. Numa conferência com investidores, a marca confirmou que a sua 3ª geração Ryzen seria lançada este ano. Os Ryzen Threaripper 3000 foram ademais confirmados também para 2019, num ano em que a marca quer os holofotes para si.

Assim, estamos a falar de duas gamas completamente diferentes. Se os processadores Ryzen vão atacar o mercado ‘mainstream’, os Threadripper jogam na Liga dos Campeões. Estas são as terceiras gerações de processadores que se deram a conhecer no mercado em 2017.

Com efeito, ambas as famílias de processadores serão baseadas na arquitetura Zen 2 com 7nm. E se a AMD já disse que AMD lançaria os Ryzen 3000 em meados de 2019, os últimos rumores apontam para julho.

Se pudermos destacar uma grande qualidade da arquitetura Zen 2 será certamente a sua densidade de núcleos. Esta foi dobrada, tal como foi o seu ponto flutuante (256-bit). Além disso, temos um gasto de energia pela metade, dobrando a largura de banda. A AMD também tem nos Zen 2, um nível de hardware bastante forte no que diz respeito à segurança.

Esta série 3000 da Ryzen deve ter uma demonstração pública na Computex 2019, no início de junho. Contudo, como dissemos, o seu lançamento deve ser um mês depois. Quanto aos Ryzen Threadripper, esperam-se números surpreendentes – como 64 núcleo e 128 threads.

Como já te escrevemos, a AMD tem em 2019 um ano com muitas novidades. Neste momento, os novos Ryzen 3000 são de quem mais se fala, e parecem não estar muito longe de ver a luz do dia. Até ao seu lançamento, certamente que teremos muito mais novidades sobre o tema.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.