AMD terá os processadores da PlayStation 5 prontos em 2020

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório da Digitimes indica que que os processadores presentes na vindoura PlayStation 5 serão de 7 nanómetros. Estes chips serão fabricados pela AMD e estarã prontos até o terceiro trimestre de 2020.

Isso significa que a possibilidade de vermos uma PlayStation 5 só se materializará pelo final do ano de 2020. A Sony já mencionou que a consola será provavelmente lançada nesse ano.

Uma representante da AMD já tinha confirmado que a PlayStation 5 seria alimentada pelo GPU Navi e Zen 2. A tecnologia Navi foi desenvolvida propositadamente para a nova consola da Sony.

As peças estão a mover-se para a produção da consola da nova geração

Assim sendo e de acordo com este relatório, podemos concluir que a PlayStation 5 será apresentada no final de 2020, numa altura com um potencial de vendas enorme.

Isto significa que a PlayStation 4 tem pouco mais de ano de destaque como 'consola nova'. Considerando que a consola vendeu mais que 100 milhões de unidades globalmente, não será uma reforma negativa.

Contudo, este lançamento não será feito mais cedo provavelmente pela disponibilidade dos CPUs de 7 nanómetros. Ironicamente, não é o lançamento de GPUs e computadores da AMD que tem impacto na situação.

Na verdade é a Apple que está a reunir o máximo possível de chips de 7nm da fabricante Taiwan Semiconductor. A empresa de cupertino é a cliente número um da fabricante de semiconductores do Taiwan.

Seja como for, acredito que o timing de 2020 é ideal para o lançamento da nova consola, mais cedo do que isso seria um erro. É importante que a indústria das consolas não caia na tendência de encurtar lançamentos ou corre o risco de saturar o mercado.

A PlayStation 5 deverá chegar com disco SSD e capacidade para tecnologia ray-tracing. Foi também mencionada a retrocompatibilidade, uma das funções mais desejadas pela comunidade de jogadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xbox One S All-Digital já é oficial! Mas será que compensa?
  • Huawei Honor 20: certificação revela várias especificações
  • PUBG Mobile recebe novo modo de jogo e muitos mais zombies!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.