Campainha Amazon Ring tem uma grave falha de segurança

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Na MWC, a conversa não se restringiu apenas a smartphones. Nesse sentido, especialistas de segurança deram um exemplo interessante durante a conferência.

Os especialistas da empresa Dojo by BullGuard fizeram o favor de hackear uma campainha inteligente. Neste caso a Amazon Ring que além de ser uma campainha possui capacidades de vídeo.

Assim sendo, os especialistas em segurança aproveitaram-se de uma vulnerabilidade de segurança na campainha. Esta mesma pode deixar as transmissões de audio e video à mercê de criminosos.

Criminosos conseguiriam invadir a campainha e até mesmo enganar os utilizadores

Em primeiro lugar, o ataque é bastante elaborado e nem todos a gente conseguirá fazê-lo, obviamente. Neste caso, o criminoso precisa de aceder à rede de Wi-Fi da vítima. Existem várias formas de fazê-lo desde adivinhar a palavra passe ou entrar noutros dispositivos que estejam ligados à rede.

Em segundo lugar, assim que o criminoso ganha acesso, a segurança está comprometida. Os atacantes conseguirão ver tudo o que a campainha Ring transmite. As transmissões não são encriptadas portanto estão vulneráveis a hackers que ganhem acesso.

É óbvio que isto permite que criminosos espiem utilizadores. Contudo, os atacantes podem tomar um passo à frente e colocar vídeos de origem própria. Imagina que o hacker passa um vídeo falso de alguém a tocar à porta para fazer com que o utilizador abra a porta de casa.

O gestor da Dojo by BullGuard afirma que o Amazon Ring é um gadget útil e respeito. No entanto, a amostra na MWC serviu para demonstrar que nem os melhores dispositivos de segurança são 100% à prova de bala.

Assim sendo, o gestor reforça ainda o perigo de ser enganado por imagens falsas colocadas na câmara. Afinal, não existe nada pior do que abrir a porta a criminosos pensando que se trata da entrega de uma encomenda ou algo parecido.

Entretanto, a Amazon tomou conhecimento imediato e enviou uma atualização que supostamente corrige esta vulnerabilidade. Nesse sentido basta manter o Amazon Ring atualizado e não deverá haver problemas.

Editores 4gnews recomendam:

Youtube afirma que não há vídeos do “Momo Challenge” na plataforma

Tesla também baixou os preços dos seus Model S e Model X

Leak: Huawei P30 Pro aparece em novas imagens

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.