ALERTA: Falha grave no Internet Explorer da Microsoft

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Os últimos dias não têm sido fáceis para a Microsoft. Depois da descoberta de uma falha de segurança no serviço Outolook, agora é o Internet Explorer o protagonista de mais um problema para a empresa.

O exploit em causa foi descoberto pelo analista de segurança John Page. O mais preocupante desta descoberta é que nem precisas de usar o Internet Explorer para que a tua segurança esta comprometida.

Ao explorar esta vulnerabilidade, os hackers poderão expiar aquilo que fazes no Windows, bem como roubar os teus ficheiros. E o pior de tudo é que isto pode ser feito sem que te apercebas.

Internet Explorar é a mais recente vítima de uma falha de segurança

Esta falha encontra-se no arquivo que gere os ficheiros MHT. Este é o formato padrão para todas as páginas web que queiras guardar localmente no teu PC. Assim sendo, sempre que queiras abrir um destes ficheiros, ele será automaticamente aberto pelo Internet Explorer, dando o tal acesso ao teu computador.

Visto que o IE ainda vem instalado de fábrica com o Windows, o número de lesados por esta falha de segurança será bastante alargado. Até porque os ficheiros que desencadearão este comportamento podem chegar até ti por email, aplicações de mensagens instantâneas e outros.

Graças aos testes levados a cabo por Page, sabe-se que este exploit poderá ser explorado no Windows 7, Windows 10 e Windows Server 2018 R2. Tal deve-se ao facto de a Microsoft ainda não ter corrigido esta vulnerabilidade.

Aliás, o conhecimento público deste exploit é da inteira responsabilidade da Microsoft. Page notificou a empresa de Redmond sobre o assunto no passado dia 27 de março. Visto que a empresa recusou-se - pelo menos por enquanto - a corrigir o problema, este analista acabou por tornar pública a sua descoberta.

Embora a Microsoft não esteja preocupada no imediato com o problema, ela refere que o problema acabará, eventualmente, por ser corrigido. Até lá, o conselho que te damos é que desatives imediatamente o Internet Explorer no teu computador.

Editores 4gnews recomendam:

  • ALERTA: Tens uma conta Outlook? Muda já de password!
  • Amazon Music poderá finalmente fazer frente ao Spotify
  • Xiaomi Redmi: Eis os possíveis designs do seu primeiro topo de gama

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.