Adeus Android e MIUI? Xiaomi regista o seu 'MiOS'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi volta a surpreender os fãs de tecnologia ao registar o nome "MiOS" no seu país natal, a China. O novo registo de patente vem a propósito dos rumores prévios que sugeriam o desenvolvimento de um novo sistema operativo próprio, uma alternativa ao Android da Google e à MIUI que o reveste.

Este desenvolvimento vem dar novo ânimo às fontes que apontavam esse mesmo rumo para a empresa liderada por Lei Jun. Poderá estar a Xiaomi a cogitar lançar uma alternativa à plataforma mais popular do mundo para dispositivos móveis? Ou terá este MiOS uma utilização específica para determinados equipamentos e / ou restrições geográficas?

Registo do nome "MiOS" suscita novas questões para o futuro da Xiaomi

Xiaomi registered "https://t.co/X6MJOgOs6v",Perhaps it means that Xiaomi's highly customized self-developed operating system is coming soon. pic.twitter.com/3nsJ9oDTwk

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 22 de agosto de 2023

São questões para as quais não há, de momento, uma resposta definitiva. Temos, porém, o testemunho do famoso leaker Ice Universe a dar conta deste desenvolvimento. É, de momento, uma informação credível, como o prova o registo do nome.

Segundo esta fonte, o nome "MiOS" pode agora ser explorado, em exclusivo, pela Xiaomi nos seus produtos e serviços. Ou seja, o nome pertence apenas à Xiaomi, estando registado pela própria.

According to the famous Chinese explorer " 数码闲聊站 " explodes: #Xiaomi self-research system makes phased progress“The new terminal has made progress in OS grinding”#MIUI15 #MIUI #MIOS pic.twitter.com/to2i0j72ny

— 醉悠 (@lGmq8BBDuvxCWQn) 15 de agosto de 2023

Também a propósito desta possibilidade, temos o testemunho do leaker Digital Chat Station, outra das fontes habituais com informação credível. Segundo esta, a marca estará a desenvolver a MiOS como potencial alternativa à sua interface MIUI.

Substituto para a MIUI ou mero complemento para a interface da Xiaomi

Até ao momento a Xiaomi não comentou este rumor, tampouco se pronunciou oficialmente quanto à possibilidade. Ainda assim, é perfeitamente plausível que a empresa esteja a seguir os passos da sua conterrânea Huawei e a criar uma alternativa ao Android.

Xiaomi MiOS Android
Captura de ecrã com a página de registo do nome "MiOS" junto do órgão competente na China.

Com efeito, esta mesma Huawei depende agora exclusivamente do seu Harmony OS, a plataforma na qual investiu para conseguir criar e ter um sistema operativo comparável ao Android da Google.

Face ao exposto, temos agora duas teses. O novo MiOS pode vir a substituir a MIUI, a interface atual da marca empregue nos seus mais variados smartphones e tablets. Por outro lado, pode esta MiOS ser também uma salvaguarda face a um potencial desaire com a Google e o seu Android.

Em todo o caso, de momento é cedo para sabermos exatamente qual é a vontade da Xiaomi relativamente a este MiOS. Em todo o caso, contamos com a divulgação de novas informações ao longo das próximas semanas.

Por fim, corre também o rumor que este MiOS será a plataforma ou sistema operativo da Xiaomi para uso nos seus veículos elétricos a chegar ao mercado num futuro próximo. É, também ela, uma hipótese perfeitamente plausível para esta marca.

Xiaomi is preparing to replace Android with MIOS, its own operating systemXiaomi is secretly working on a brand new mobile operating system, called MIOS. The latter would be used in the future on the Chinese manufacturer’s smartphones, but especially in its connected electric… pic.twitter.com/tXX90jRaIU

— Johannes Maria (@luo_yuehan) 23 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.