Acaba com ligações lentas de Wi-Fi no teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Habitualmente culpamos o ISP pelas ligações lentas de Wi-Fi no nosso smartphone, mas nem sempre esta responsabilidade é bem atribuída.

Nos casos, em que o teu terminal pode ser o culpado de muitos soluços na ligação à Net, recorre a estas dicas para melhorares a ligação Wi-Fi.

Verifica se a ligação à Internet está lenta

imagem de um cartaz com a palavra Wi-Fi tendo a Natureza como fundo
Crédito@StockSnap/Pixabay

Antes de tudo, deves verificar a velocidade da tua ligação à Internet. Para isso, liga o teu computador portátil ao router, através do cabo dedicado.

Depois usa ferramentas de terceiros, como o Ookla ou o fast.com, para testares velocidade e largura de banda. Caso, os valores não sejam os que estão estabelecidos pelo plano de assinatura, contacta a operadora de telecomunicações para correção do problema.

Posicionar melhor o router

Muitas vezes, o teu smartphone fornece uma ligação lenta porque o router não está bem posicionado. Coloca o equipamento num local que lhe forneça uma área ampla e desimpedida, como por exemplo, um local no meio de tua casa.

Basta a alteração de local do router Wi-Fi para que as ligações à Internet de todos os teus gadgets inteligentes fiquem otimizadas.

Podes também recorrer a amplificadores do sinal Wi-Fi para melhorares a velocidade e estabilidade no acesso à Net.

Congestionamento na rede Wi-Fi

Outro problema comum é o congestionamento na rede Wi-Fi. Os routers transmitem sinais em canais específicos e, o que pode acontecer, é que tanto tu como os teus vizinhos estão a usar a mesma frequência para o Wi-Fi. Tal causa congestionamento e o resultado são ligações lentas para todos.

Para acabares com este problema, recorre a software de terceiros, como o WiFi Analyzer para Android e o AirPort para iOS, para definires qual o melhor canal para a tua configuração de Wi-Fi.

Interferências no sinal Wi-Fi

O sinal Wi-Fi pode ser afetado pela interferência emitida pelos outros equipamentos tecnológicos sem fios. Certifica-te que o router não está perto de dispositivos sem fios que possam causar ruído e tornar a rede Wi-Fi mais lenta.

Tem também em atenção que os routers usam, geralmente, banda dupla de 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira é mais propensa a ruído enquanto a segunda é mais resistente. Assim, podes ligar o teu smartphone à rede de 5 GHz par minimizares este problema.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt