773 milhões de emails e passwords vazados! Confirma se o teu está aqui!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Este é provavelmente um dos maiores leaks, ou fugas de informação, dos últimos tempos depois da falha de segurança da Yahoo. Mais de 773 milhões de emails estão disponíveis na Internet. Destes, 20 milhões de passwords foram também descobertas.

A fuga de informação com o nome de "Collection #1" foi descoberta no MEGA com mais de 12 mil ficheiros e um total de 87GB de informação. Visto que estamos a falar de apenas "texto" acredita que esta é uma fuga de informação que temos de tomar cuidado.

Não se sabe como é que estes emails e passwords foram ter ao MEGA. Não se sabe quem é que fez tamanha coleção. Sabe-se apenas que são milhões de emails com informação das passwords também.

Como saber se o teu email está nesta lista

Não esperamos que vejas o teu email numa lista com mais de 700 milhões de emails. Assim sendo, há uma maneira simples de saber se o teu email esteve envolvido em alguma fuga de informação.

Ao acederes ao website "Have I been Pwned", poderás verificar se o teu email alguma vez teve o azar de estar numa lista em que foi divulgada publicamente na internet. Contudo, o website não te mostra se a tua password foi ou não divulgada.

O que fazer se o teu email está na Internet?

Primeiramente, se o teu email está associado a qualquer fuga de informação é mudares de imediato para uma nova password. Uma password complexa com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Esta é a melhor dorma de salvaguardares a tua conta de email.

Raramente uso o Email, devo ficar preocupado?

Por fim, mesmo que não uses o email diariamente, é importante que o teu email esteja seguro. Aplicações como o Facebook, Messenger ou até o teu smartphone dependem desta segurança para te manter longe de hacks.

Editores 4gnews recomendam:

Google Pixel 3 Lite: Vídeo mostra-nos tudo sobre o smartphone

Android Q: Está confirmada a chegada do ‘Dark Mode’ e muito mais

Nike revela sapatilhas que apertam os atacadores com o smartphone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.