7 Jogos para smartphone que são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 5 min.

Ao longo dos últimos anos, as grandes alterações no mundo dos vídeo-jogos para smartphones é por demais evidente. Com a grande evolução dos smartphones, os jogos têm acompanhado de forma fantástica, tornando-se cada vez mais aliciantes e próximos da experiência vivida numa consola ou PC.

Com o grande crescimento deste segmento, foram muitos os estúdios que conseguiram criar jogos que se tornaram verdadeiras máquinas de fazer dinheiro. São muitos os jogos que já renderam vários milhões de euros aos seus criadores, e muitos deles conseguem apresentar um rendimento multi-milionário ano após ano.

Esta lista de 10 jogos que se revelaram verdadeiras máquinas de fazer dinheiro, apresenta apenas títulos que conseguiram ultrapassar a marca dos mil milhões de euros desde o seu lançamento. Certamente que estás familiarizado com a vasta maioria dos jogos presentes na lista. No entanto, não deixa de ser menos incrível perceber a quantidade de dinheiro que um jogo para smartphone pode render.

Fortnite (iOS)

Não é com grande surpresa que vemos o Fortnite iniciar esta lista. Desde o seu lançamento que foram surgindo muitos relatórios que revelaram receitas inacreditáveis por parte do título da Epic Games. Esta 'galinha dos ovos de ouro' está presente em virtualmente todas as plataformas de jogos da atualidade, tornando-o ainda mais apelativo aos fãs do estilo Battle Royale.

No que respeita às suas receitas no mundo dos smartphones, é impossível conseguir obter números detalhados. Relembro que a Epic Games decidiu não disponibilizar o Fortnite para Android através da Google Play Store, tornando impossível manter um registo das receitas neste sistema operativo.

Ainda assim, de acordo com a Sensor Tower, em apenas 326 dias (até fevereiro de 2019) conseguiu gerar mais de 500 milhões de euros apenas em dispositivos iOS. Por isso, é seguro assumir que foi um dos jogos a conseguir ultrapassar a barreira dos mil milhões de euros nas suas versões para smartphone.

Pokemon GO (iOS)

A menos que tenhas estado escondido numa gruta desde julho de 2016, conheces este fenómeno do mundo dos jogos para smartphones. O Pokemon GO veio revolucionar a forma como vemos os jogos de realidade aumentada, tornando-se viral em todo o mundo.

Para surpresa de todos, conseguiu em apenas 7 meses ultrapassar a marca dos mil milhões de euros em receitas. Desde o seu lançamento, estima-se que já rendeu à Niantic quase 2,5 mil milhões de euros. Sem dúvida um feito impressionante, para um jogo que muitos acreditavam ter um tempo de vida muito reduzido.

Ainda hoje, continua a ser um jogo extremamente popular e jogado por vários milhões de jogadores em todo o mundo. Ainda no primeiro trimestre deste ano, rendeu sensivelmente 200 milhões de euros. Certamente que não podemos considerar o Pokemon GO um jogo em 'decadência'.

Clash of Clans (iOS)

Este é outro dos jogos que é impossível que nunca tenhas ouvido falar. A Supercell lançou o Clash of Clans em 2012 para iOS e 2013 para Android. Desde então, continua constantemente a dominar os rankings de jogos que alcançam mais receitas. Para 'pintar uma imagem' ainda mais clara do sucesso de Clash of Clans, apresenta-se como um dos jogos mais rentáveis de todas as plataformas, não apenas quando comparado com jogos para smartphones.

As receitas deste popular jogo continuam a apresentar números incríveis mês após mês. Estima-se que em julho de 2018, o Clash of Clans já tinha ultrapassado os 4 mil milhões de euros em receitas. O mais incrível é que, tudo indica que não irá abrandar tão cedo.

Clash Royale (iOS)

A Supercell não é considerada a empresa mais lucrativa do mundo dos jogos para smartphones por acidente. Sempre que lança um novo jogo para iOS e Android, acaba por ser uma máquina de fazer dinheiro. Um excelente exemplo disso mesmo é também o Clash Royale, que apresentou uma nova abordagem em mecânicas de jogo. Ainda assim, aproveitou de forma genial o grande sucesso do Clash of Clans.

O sucesso deste jogo não demorou muito tempo a ser confirmado. Em menos de um ano, ultrapassou com grande margem a marca dos mil milhões de euros em receitas. Assim como vai certamente acontecer com o Clash of Clans, também o Clash Royale irá manter-se no top de jogos mais rentáveis durante os próximos anos.

Game of War: Fire Age (iOS)

Este é muito provavelmente um dos mais controversos jogos no mundo dos jogos para smartphones. Tão polémico, quanto popular, o Game of War deu origem a um novo estilo de jogo, que acabou por ser replicado por centenas de outros estúdios. No entanto, como seria de esperar, nenhum dos seus clones conseguiu alcançar o seu nível de sucesso.

Desde o seu lançamento, a MZ sempre apostou em campanhas de marketing extremamente agressivas. Tirando o máximo proveito das receitas milionárias, investindo em anúncios televisivos e em praticamente toda e qualquer aplicação/jogo para smartphone que apresenta blocos publicitários.

Polémico ou não, este é um dos jogos que maiores receitas apresentou ao longo do seu tempo de vida, ultrapassando por larga margem a marca dos mil milhões de euros.

Summoners War (iOS)

Este é de longe o jogo mais popular desenvolvido pela Com2us. Por isso mesmo, o estúdio nipónico tem planos para tirar o máximo proveito da popularidade alcançada por Summoners War. Ainda que tenha sido muito popular no seu país, Summoners War conseguiu conquistar a vasta maioria da sua popularidade nos mercados internacionais.

Tendo ultrapassado facilmente a marca dos mil milhões de euros em receitas, deverá conseguir continuar a aumentar o nível de receitas com os vários projetos que o estúdio tem para este jogo. Ao que tudo indica, planeiam lançar uma série de desenhos animados, filme de animação e ainda uma enorme campanha para o mundo dos e-sports.

Candy Crush (iOS)

Não tenho dúvidas que será muito complicado encontrar uma pessoa que tenha um smartphone (Android ou iOS) que nunca tenha sequer experimentado o Candy Crush. Lançado no final de 2012, este é um dos mais populares jogos de sempre para smartphones. As mecânicas de jogo extremamente simples e viciantes, continua a conquistar milhões de jogadores passados todos estes anos.

O sucesso deste jogo foi tão grande que acabou por dar origem a uma grande variedade de spin-offs. Ainda que cada um dos seus 'filhos' tenha conseguido alcançar grande sucesso, nunca chegaram a conseguir o mesmo tipo de números do original.

Desde o seu lançamento, acredita-se que a King tenha conseguido gerar mais de 4 mil milhões de euros apenas com o Candy Crush.

Editores 4gnews recomendam:

  • PUBG é banido no Nepal por "distrair as crianças dos estudos"
  • E se o Fortnite e Minecraft tivessem um filho? Nascia o BuildTopia!
  • Fortnite Mobile a 60fps? O Xiaomi Mi 9 é a tua melhor opção!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.