600 novas apps para o Apple Vision Pro serão lançadas hoje

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 6 min.

A Apple anunciou o lançamento de mais de 600 novas aplicações desenvolvidas para o Apple Vision Pro. As apps estarão disponíveis para os óculos de realidade virtual nesta sexta-feira (2), quando o dispositivo for oficialmente lançado nos Estados Unidos.

As novas "experiências espaciais" abrangem diversas áreas, como jogos, streaming, produtividade, chat e muito mais. Além das 600 novas aplicações com suporte nativo para o visionOS, os utilizadores do novo dispositivo podem também usufruir de mais de 1 milhão de apps compatíveis com o iOS e iPadOS.

Apple Vision Pro promete mudar a forma como usamos a tecnologia

Apps Apple Vision Pro
Imagem. Divulgação / Apple

Numa publicação site oficial, a Apple afirmou que as novas aplicações "mudarão a forma como experienciamos entretenimento, música e jogos; despertarão a nossa imaginação com novas maneiras de aprender e explorar; desbloquearão a produtividade como nunca antes; e muito mais".

"O Apple Vision Pro está a desbloquear a imaginação da nossa comunidade global de desenvolvedores, e estamos inspirados pela variedade de experiências espaciais que eles criaram para esta nova plataforma emocionante", disse Susan Prescott, vice-presidente de Relações Mundiais com desenvolvedores da Apple.

Os óculos de realidade virtual Apple Vision Pro tiveram a pré-venda iniciada em 19 de janeiro e foram lançados hoje (2). O aparelho tem um preço nos Estados Unidos de US$ 3.499 (aproximadamente 3 200 €).

Para os fãs de desporto

Apple Vision Pro
Com a aplicação da NBA no Apple Vision Pro, os fãs de basquetebol podem transmitir até cinco jogos (Imagem. Divulgação / Apple)

O Apple Vision Pro promete uma experiência imersiva de desporto como nunca vista antes. Para isso, o dispositivo conta com ecrãs de resolução ultra-alta que oferecem mais pixels do que uma TV 4K para cada olho. As aplicações trazem novas possibilidades de como assistires ao teu desporto favorito.

Aplicações como NBA, MBL, PGA TOUR Vision e Red Bull TV ganharam versões específicas para o Vision Pro, incorporando diferentes elementos do design espacial. Com a app do MLB, por exemplo, o utilizador poderá sentir-se num estádio com uma visão do home plate e estatísticas de cada arremesso.

A NBA para o Apple Vision Pro disponibiliza a opção de assistir a até 5 jogos de basquetebol ao vivo ou sob demanda com o Multiview. Já a Red Bull TV exibe mapas 3D de corridas emparelhados com vídeo de alta qualidade e ambientes imersivos.

A completar a experiência desportiva, há aplicações compatíveis dos principais serviços a cabo, como Charter Spectrum, Comcast Xfinity, Cox Contour, Sling TV e Verizon Fios. E claro, existem aplicações compatíveis com emissoras desportivas, como ESPN, CBS, Paramount+, NBC, NBC Sports, Peacock, FOX Sports e UFC.

Entretenimento imersivo

Apple Vision Pro
Streamings com experiências de visualização em 2D e 3D com áudio espacial (Imagem: Divulgação / Apple)

Disney+, IMAX, Max e outros serviços de streaming já incluem os recursos exclusivos do Apple Vision Pro, oferecendo experiências de visualização em 2D e 3D, juntamente com áudio espacial. Amazon Prime Video, Paramount+ e Peacock também receberam apps compatíveis.

A Apple TV, por sua vez, já disponibiliza mais de 200 filmes em 3D e Apple Immersive Video, com gravações 3D 8K de 180 graus capturadas com Spatial Audio. Além disso, a Apple Music oferece mais de 100 milhões de músicas sem anúncios com Spatial Audio.

Trabalhar com aplicações em um ecrã infinito

Apple vision pro produtividade
imagem: Divulgação / Apple

A Apple apresenta o Vision Pro também como uma ferramenta de produtividade ideal para tarefas diárias. Capaz de revolucionar a forma como trabalhamos, o dispositivo traz uma interface de utilizador tridimensional que liberta as aplicações dos limites de um ecrã.

Isso significa que o utilizador poderá abrir as apps em qualquer escala, numa tela infinita para multi tarefa e colaboração. E será possível emparelhar o Vision Pro com um Magic Keyboard e Magic Trackpad.

Entre as apps de produtividade desenvolvidas especificamente para o visionOS, a Apple citou as seguintes no seu comunicado:

  • Box: facilita a colaboração e o gerenciamento seguro de arquivos e conteúdo, incluindo objetos 3D.
  • MindNode: ajuda os utilizadores a fazer brainstorming com balões de pensamento que flutuam pelo espaço do utilizador.
  • OmniFocus e OmniPlan: utilizam visualização de dados e gerenciamento de projetos em grandes janelas para visualizar um plano de projeto completo.
  • JigSpace: combina conteúdo 3D, áudio, vídeo e texto em apresentações espaciais interativas passo a passo.
  • Navi: traduz conversas em tempo real, criando legendas ao vivo para que os utilizadores possam ver exatamente o que as pessoas ao seu redor estão a dizer.

Além dessas, também poderão utilizar o ecrã infinito e outros recursos do Apple Vision Pro as apps de produtividade do Microsoft 365, Fantastical, Numerics, Webex, Zoom, Microsoft Teams, Slack, Notion, Todoist, e muitos outros.

O mundo que o Vision Pro oferece para jogos

Apple Vision Pro
Experiência imersiva do jogo Super Fruit Ninja (Imagem: Divulgação / Apple)

Imagina trazer os teus jogos favoritos para um mundo 3D, numa experiência extremamente imersiva. Com o novo dispositivo, a Apple promete que o jogador possa "mergulhar em jogos na App Store que transformam o espaço ao seu redor, usar um ambiente para uma experiência mais envolvente ou jogar jogos compatíveis numa tela do tamanho que desejarem".

O Vision Pro funciona perfeitamente com comandos de consolas populares, como o PlayStation DualSense e o Xbox Wireless Controller. Apenas no Apple Arcade, o utilizador pode encontrar mais de 250 jogos compatíveis com o Apple Vision Pro.

Alguns títulos que oferecem uma nova experiência incrível incluem NBA 2K24 Arcade Edition, Sonic Dream Team, TMNT Splintered Fate, Synth Riders, LEGO Builder’s Journey, Super Fruit Ninja, Game Room, WHAT THE GOLF?, Cut the Rope 3, Jetpack Joyride 2, Bloons TD 6+, stitch., Patterned, Illustrated e Wylde Flowers.

Viagens, compras e muito mais

Apple Vision Pro
Aplicação Voyager by ForeFlight no Apple Vision Pro (Imagem: Divulgação / Apple)

O Apple Vision Pro pode ajudar o utilizador a descobrir lugares com experiências totalmente novas projetadas para computação espacial.

"Hold the World transporta os utilizadores para o Museu de História Natural de Londres com Sir David Attenborough para explorar espécimes raros de sua coleção mundialmente famosa, e The Archive leva os utilizadores a um lugar diferente para explorar locais imersivos, artefactos e média espacial da amada mitologia de Star Gene Roddenberry da Trek e outros criadores lendários. Aplicações como o Voyager da ForeFlight fornecem contexto espacial à natureza coordenada do controlo de tráfego aéreo, criando o playground definitivo para os entusiastas da aviação, e o CARROT Weather usa mapas meteorológicos 3D para fornecer previsões hilariantemente distorcidas", citou a Apple em seu comunicado.

Para momentos de aprendizagem, o Apple Vision Pro oferece um ambiente tridimensional e imersivo. Aplicações como solAR, Sky Guide e Night Sky transformam a aprendizagem de astronomia em uma experiência única.

Já aplicações como Insight Heart e CellWalk transportam o utilizador para dentro de estruturas do corpo humano, como o coração e células. O HeartX, por sua vez, traz uma nova abordagem para conectar anatomia e fisiologia 3D personalizadas com diagnósticos e tratamentos.

A experiência de compras também ganhou novos recursos. Grandes marcas já reimaginaram o atendimento ao cliente por meio de apps para o Vision Pro. J.Crew Virtual Closet, Mytheresa e Decathlon são algumas das lojas que já utilizam recursos como consultas ao vivo, partilha de looks com amigos no FaceTime, entre outros.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.